Segundo o site alemão Golem.de (sendo que Michael Larabel do Phoronix deu crédito), Ben Krasnow, funcionário da Valve, afirmou que o Steam Box será realmente baseado em Linux.
Big Picture do Steam para Linux funcionando com controle do Xbox 360, não precisando do mouse ou teclado para utilizar qualquer função
A empresa que domina a distribuição de jogos digitais irá apostar alto, deixando de lado todo o legado do Windows para PC, todos os milhares de jogos disponíveis no Steam e as dezenas de milhões de cliente do serviço que usam o sistema da Microsoft. Além de, claro, cutucar Sony, Nintendo e principalmente Microsoft.
Se conceito de negócio proposto pela Valve, ao fazer um console-PC, é diferente do comum, o acessório que supostamente estar por vir é menos comum ainda. A Valve finalmente irá colocar no mercado o que jogadores sonham desde os anos 80, a tão esperada realidade virtual, popularizadas nos filmes de ficção científica. Seria uma parceria com a Oculus VR, desenvolvedora do revolucionário Oculus Rift:
Por enquanto não há nada oficial, mas espera-se que tudo seja revelado na Game Developers Conference (GDC) em março e na E3 em junho. Até lá, o desejo é que a lista de jogos para Linux cresça e fique menos deprimente, ou que pelo menos a Valve tenha uma carta na manga, para que o Steam Box seja lançado com uma lista boa de obras.
Enquanto aguardamos pela GDC e E3, dê sua opinião sobre o assunto. Você acha que a Valve está trilhando o caminho para o sucesso ou para o fracasso ao desafiar a Microsoft no terreno que domina, os PCs, colocando o Linux no foco dos games? Ou por ser líder na distribuição online de jogos ela tem grande chance de desbancar, ao diferenciar-se, Sony, Microsoft e Nintendo?
Com informações de Golem.de e Phoronix.