Razor-qt é o ambiente de trabalho leve baseado em Qt que se apresenta como uma alternativa de área de trabalho muito mais leve em relação ao KDE. É de natureza semelhante ao XFCE, mas escrito em Qt ao invés de GTK. Este ambiente de trabalho em Qt está rumo ao seu próximo lançamento e seus desenvolvedores estão animados quanto ao Qt 5 e Wayland.
A última versão lançada do Razor-qt foi a 0.5. Jerome Leclanche da equipe Razor-Qt compartilhou informações interessantes do projeto de código aberto na semana passada durante a FOSDEM 2013.
A filosofia do Razor qt continua focando-se em aplicações centrais leves, dependências mínimas e promoção de aplicativos de terceiros. Entre os desafios para o Razor-qt estão o fato de que normalmente programadores desenvolvem para as duas plataformas mais comuns (ou seja, KDE e GNOME), faltando aplicativos Qt autônomos que passem sem dependências do KDE.
Leclanche informou que o Razor-qt 0.6.0 será lançado em breve. Entre as características planejadas para a v0.6.0 estão suporte a vários monitores, suporte inicial ao Qt5, suporte a agrupamento de tarefas, suporte para várias linhas dentro do painel, uma interface gráfica para o abrir múltiplas instâncias do painel, entre outros.
Passado o lançamento v0.6 próximo, Razor-qt 1.0 será o próximo passo e os desenvolvedores já estão com planos para apoiar Qt 5.x e Wayland.
Os slides sobre a apresentação durante a FOSDEM podem ser encontrados aqui (PDF). Para aqueles que procuram experimentar o Razor-qt, há um PPA para usuários Ubuntu / Debian, pacotes do AUR para o Arch Linux, pacotes para Gentoo através do Portage, e para os demais, basta consultar o código no GitHub.
Vídeo demonstrativo
Veja o vídeo demonstrativo do ambiente Razor-qt e repare na velocidade de abertura das aplicações.