A equipe de desenvolvimento do Sabayon anuncia a disponibilidade imediata do Sabayon 11 em todos os seus sabores. A equipe informa que, "Se você realmente gostou Sabayon 10, este é um lançamento que você não pode perder!" A distro está bastante madura e adaptada para o seu computador de casa, seu laptop e seus servidores, virtualizados ou não. Sabayon é baseada no Gentoo.
Sabayon 11 vem com Linux Kernel 3.7, GNOME 3.6.2, KDE 4.9.5 (atualizável para 4.10.1 assim que este estiver disponível), Xfce 4.10, LibreOffice 3.6.3, entre outros. Esta versão também conta suporte completo para EFI/UEFI e UEFI SecureBoot, um melhor suporte a NVIDIA Optimus através do Bumblebee, MATE 1.4, MySQL, Google MySQL, MariaDB, até 14.000 pacotes já disponíveis nos repositórios por arquitetura e muito mais.
Rolling confiável
Como muitos de vocês sabem, Sabayon é uma distribuição de rolling com alguns ajustes ao modelo para tornar a experiência menos dolorosa e mais previsível. Isto também significa que os lançamentos oficiais (ou instantâneos) estão se tornando obsoletos muito rapidamente, o que é uma razão pela qual a equipe disponibiliza imagens live CDs diariamente. Os desenvolvedores informam que querem ir além e, no futuro próximo, oferecer lançamentos semi-automáticos mensais (ou bimestrais). Durante este ciclo de lançamento e o próximo, o foco tem sido e será na integração de distribuição a nível contínuo e testes. Isto também significa que a sua contribuição em termos de feedback de relatórios de bugs, e doações vai ser ainda mais importante para o desenvolvimento do Sabayon.
Sabores diferentes do MySQL
Três sabores do MySQL estão agora disponíveis nos repositórios do Sabayon, e os desenvolvedores se sentem orgulhosos quanto a isso: Google MySQL 5.1, Oracle MySQL 5.5 e MariaDB 5.5. A equipe espera migrar para MariaDB como a implementação padrão do MySQL assim que a versão 10.0 for liberada como estável.
Saiba mais sobre este lançamento aqui.
Com informações da equipe de desenvolvimento do Sabayon.