Depois de lançadas várias versões Release Candidate, eis que o Linus Torvalds formalizou há dias a primeira versão oficial do Kernel Linux 3.9. Este Kernel conta com inúmeras vantagens em relação anteriores principalmente quanto a discos SSD (isto não significa que ele só funcione para SSDs, até pelo contrário!).
Há vários relatos de utilizadores que dizem que este Kernel conta também com uma estabilidade muito superior relativamente às funcionalidades de suspender e hibernar o computador. Para além disso, apesar de no título referir apenas Ubuntu 13.04 e Ubuntu 12.10 (e seus equivalentes nomeadamente Mint 14 e Mint 13), na verdade os utilizadores do Ubuntu 12.04 também podem instalar, no entanto, não é certo possa funcionar a 100%!
Para mais informações sobre o Kernel 3.9, há um tópico que tem uma análise detalhada sobre o Linux Kernel 3.9, que sugerimos a leitura:
Para as últimas modificações do kernel 3.9.0 veja este pequeno changelog:
capazes de desfazerem a instalação caso ocorra algo errado.
Como instalar o Kernel Linux 3.9.0
A instalação de um kernel Linux normalmente é algo bastante complexo pois é comum compilar o código fonte para que o sistema fique realmente adaptado ao sistema. No entanto, como é algo complexo, aqui apresentamos uma solução que utiliza os pacotes de instalação do kernel, já compilados pelos pessoal do Ubuntu. Como são alguns pacotes e dão algum trabalho, este método de instalação utiliza um pequeno script construído pelo pessoal do upubuntu (ver referência no final do tópico). O script é totalmente aberto e você pode ver o seu conteúdo.
Assim, para instalar este Kernel Linux no Ubuntu (ou Mint) basta abrir um terminal (CTRL+ALT+T) e correr os seguintes comandos (digite a senha de administrador se esta for solicitada e tecle ENTER para prosseguir):
Ou faça o download neste link.
Ao reiniciar o sistema abra um terminal e corra o seguinte comando para verificar e certificar a versão do seu Kernel:
Como instalar o Kernel Linux 3.8.7 em cpus ARM
Se você possui um Ubuntu ou Mint num sistema com cpu ARM, também pode instalar o kernel otimizado para esses CPUs. Para tal execute o seguinte procedimento:
Como remover o Kernel 3.9
Caso queira remover este Kernel, seja ele a versão normal ou a versão ARM, abra o terminal e escreva o comando seguinte: