Bem-vindo: Qua, 27 de Novembro 2024, 11:28 Pesquisa avançada

Ubuntu pode adotar novo formato de pacotes, chamados “Click”

Secção dedicada a Noticias! Aqui poderá partilhar todas as notícias relativas ao Ubuntu. No entanto, poderá publicar também notícias sobre software livre em geral: outras distribuições e até conferências

Re: Ubuntu pode adotar novo formato de pacotes, chamados “Cl

Mensagempor Maxwell » Dom, 12 de Maio 2013, 22:04

Pra mim e preocupante pois e a Canonical ta querendo se separar do mundo linux e isso e mau ai ter só software proprietário no sistema e um sistema de pacote único sera muito ruim para nos vai ficar muito difícil de modificar ou melhora e pior corrigir como ajudamos muitas pessoas com essas correções simples que as vezes são muito difícil para usuário novo no linux e muitos mas muitos utilizadores vai embarcar em outra distro e isso para ubuntu vai ser ruim espero que a Canonical não pense em ir sozinha enfrentar Mac os x e Microsoft que já tem nome e renome e investimentos de alto nível. Enfim acho que o ubuntu vai perder feio igual ao Madriva que teve que entregar para a comunidade pois quebrou feio. :sneaky: :cry:
Maxwel Guimaraes
Maxwell

Mensagempor Claudio Novais » Seg, 13 de Maio 2013, 21:21

Não me parece que a Canonical queira ir inteiramente para algo completamente fechado como muita gente diz que ela quer ir. Duvido muito que a Canonical queira ir para algo como o Android.

No entanto vejo que a Canonical quer a todo o custo ter uma store como a do Google onde ganhe muito dinheiro com aplicações de todo mundo sem ter de fazer rigorosamente nada. E para isso anda cada vez mais a pôr tudo pronto para que esses programadores do mundo inteiro tenham ferramentas para fechar os seus softwares. Como é óbvio, nós do mundo open-source não queremos isso, mas a Canonical sabe que é daí que mais dinheiro pode ganhar.

Infelizmente é uma faca de dois gumes. :|
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor samuelcsouza » Seg, 13 de Maio 2013, 22:19

Cláudio, uma dúvida que tenho: li em algum lugar (não me lembro onde) que a instalação de softwares no Ubuntu ficaria semelhante ao MacOS X com esse novo formato de pacotes. Como não entendo nada desses detalhes técnicos queria saber se isso procede.
samuelcsouza

Mensagempor Claudio Novais » Seg, 13 de Maio 2013, 22:49

Esse é precisamente o intuito do referido tipo de pacotes "Click", mas a questão aqui prende-se agora com a elegância e super praticidade das dependências atuais que começarão a ter menos importância, uma vez que estes pacotes também vão trazer as dependências.

As dependências organizadas são uma das melhores coisas que temos no mundo Linux, pois são resultado da organização da comunidade que desenvolve em grupo de forma totalmente livre.
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor marcos.vargens » Ter, 14 de Maio 2013, 4:26

A Canonical não é louca. Eu acredito no meio termo. Não acho que vai haver uma "quebradeira" de pacotes. Isso seria um retrocesso e afastaria muita gente. Até desenvolvedores.
Infelizmente hoje as dependências também causam problemas. Vide aplicativos que quebram e etc porque um usam bibliotecas antigas e outra usa nova e ambas não são compatíveis. E por aí vai.
Não sei se existe uma forma de isolar isso, mas o Click vai trazer a discussão a mesa com certeza. Também não gosto da ideia, mas cada vez que me pergunto porque a canonical faz certas coisas, encontro a respostas na própria comunidade Linux e sou obrigado a dar o braço a torcer.

marcos.vargens

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 14 de Maio 2013, 12:41

Não é louca mas faz loucuras pelo dinheiro. ;) Há certas coisas que não gosto, nomeadamente toda a situação das lentes que vão buscar informações para vender música e produtos. No caso destes pacotes é novamente pelo dinheiro, para trazer programas proprietários. :\
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor marcos.vargens » Ter, 14 de Maio 2013, 23:48

Sim, Claudio, mas isso não tem impacto no sistema e sim na privacidade do usuário. Ou seja, foi feito uma coisa que pode ser desfeita e que de certa forma todos ja fazem (Apple, M$, Google). Não é um nenhum absurdo.
Quebrar pacotes e não respeitar as depêndencias seria uma coisa muito mais séria, pois isso não tem como desligar, ao contrário das lentes e Unity.

marcos.vargens

Mensagempor Claudio Novais » Qua, 15 de Maio 2013, 0:08

Mas as dependências são tudo uma questão de se trabalhar de forma mais organizada entre cada organização (organização do python, do Gnome, etc) e com uma ideia mais de Engenharia de Software, onde as APIs são raramente mudadas. Se isso acontecer as dependências começam a ter um papel bastante secundário, em termos de limitações entre versões de Ubuntus.
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Anterior

Voltar para Notícias