A quarta atualização de manutenção da série 3.9.x do Kernel Linux foi disponibilizada e você já pode instalar no seu Ubuntu ou até Mint. O procedimento explicado neste artigo funciona bem pelo menos para o Ubuntu 13.04, Ubuntu 12.10, Mint 14 e Mint 15! Outros Ubuntus poderão funcionar, mas há sempre alguma probabilidade de estarem demasiado desatualizados.
Entretanto, este Kernel poderá não funcionar em 100% dos computadores, há sempre um ou outro computador que poderá ser incompatível, caso contrário estas atualizações de manutenção quase nem fariam sentido existir.
Neste Kernel Linux 3.9.4 foram corrigidos muitos bugs, nomeadamente relativos a processadores ARM, sistema de ficheiros btrfs, drivers de vídeo, entre outros aspetos. Poderá saber mais no changelog disponibilizado no link seguinte:
Tal como aconteceu em outros tópicos que explicavam como instalar os últimos Kernels Linux, apresentamos-lhe uma maneira muito simples de instalar esta versão através de um script construído pelo pessoal do site upubuntu (veja a referência no fim do tópico). O script é open-source e portanto qualquer um pode verificar que é confiável. Basicamente esse script faz download dos ficheiros deste link e instala-los, por isso se você não confiar no script (não precisa de desconfiar!) pode instalar através desse mesmo link.
capazes de desfazerem a instalação caso ocorra algo errado.
Como instalar o Kernel Linux 3.9.4
A instalação de um kernel Linux normalmente é algo bastante complexo pois é comum compilar o código fonte para que o sistema fique realmente adaptado ao sistema. No entanto, como é algo complexo, aqui apresentamos uma solução que utiliza então um script que instala pacotes de instalação do kernel, já compilados pelos pessoal do Ubuntu.
Assim, para instalar este Kernel Linux no Ubuntu (ou Mint) basta abrir um terminal (CTRL+ALT+T) e correr os seguintes comandos (digite a senha de administrador se esta for solicitada e tecle ENTER para prosseguir):
Ou faça o download neste link.
Ao reiniciar o sistema abra um terminal e corra o seguinte comando para verificar e certificar a versão do seu Kernel:
Como remover o Kernel 3.9.4
Caso queira remover este Kernel, seja ele a versão normal, abra o terminal e escreva o comando seguinte: