Bem-vindo: Qua, 27 de Novembro 2024, 7:39 Pesquisa avançada

Debian faz hoje 20 anos! Parabéns a uma das maiores distros!

Secção dedicada a Noticias! Aqui poderá partilhar todas as notícias relativas ao Ubuntu. No entanto, poderá publicar também notícias sobre software livre em geral: outras distribuições e até conferências

Debian faz hoje 20 anos! Parabéns a uma das maiores distros!

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 16 de Agosto 2013, 18:48

O "debian Linux Release" foi anunciado ao público pela primeira vez em 16 de agosto de 1993, motivado pelo estado de manutenção insuficiente em que se encontrava o SLS, distribuição dominante na época.

Seu criador, Ian Murdock, batizou o projeto a partir das primeiras letras do nome de sua namorada na época (Debra Lynn) e das suas próprias, e não se limitou a dar início à distribuição: publicou também o Debian Manifesto, clamando por uma distribuição a ser mantida de maneira aberta, a exemplo do Linux – ao longo de 1994 e 1995 o Debian chegou a ser patrocinado pela Free Software Foundation.

A partir de 1996, com a chegada de Bruce Perens ao posto de líder do projeto Debian, as intenções iniciais de qualidade técnica e desenvolvimento aberto foram refinadas, levando à publicação do Contrato Social do Debian e das Debian Free Software Guidelines, parte do contrato social que define claramente o que o projeto Debian entende por software livre, e que acabou servindo de base para a Definição de Código Aberto da Open Source Initiative.

Durante esse período, e a partir daí, o Debian se estabeleceu como uma das principais escolhas para desktops e servidores em várias arquiteturas, seu modelo aberto e bem definido de desenvolvimento fez com que fosse escolha para ser base de uma série de projetos derivados, e arregimentou um público fiel.

Hoje, nos 20 anos do anúncio original do projeto, é o tempo de rememorar as características que fizeram dele um sucesso, a contribuição dada por ele aos ecosistemas de código aberto, o quanto ele e seus derivados (técnicos e organizacionais) já nos foram úteis, e desejar: feliz aniversário, Debian!

Referências:

Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Re: Debian faz hoje 20 anos! Parabéns a uma das maiores dist

Mensagempor Xterminator » Sex, 16 de Agosto 2013, 19:52

Vida longa ao Debian a distribuição "De facto", minha primeira distro, os portugueses devem se lembrar de uma revista chamada Linux Actual (Revista espanhola. mas tinha versão em português), foi em uma banca de jornais que vendia revistas importadas que obtive meu primeiro CD do Debian 1.3.1 :-) apesar de não ser a versão que eu queria eu instalei mesmo assim (pois na época já existia o potato 2.2), foi um ótimo aprendizado nesta época só tinha acesso as mídias de instalação desta forma, através de revistas especializadas.
Caraca velho, fiquei feliz em ver o X subindo em meu 486DX2 66 4MB(sucata da empresa que ia pro lixo)só gastei com um drive de CD e mais 4MB de memória, depois daí não parei mais.
Agora imaginam que tinha uma materia especial sobre o GNOME e foi paixão :troll:
Segue a imagem da capa, me arrependo de ter jogado a revista e o CD fora até hoje :-(
Imagem
Xterminator

Mensagempor Davysson Silva » Sex, 16 de Agosto 2013, 20:42

Não da pra imaginar o que seria do mundo sem o Debian, sem ele não existiria o ubuntu nem a internet como a conhecemos.

Quanto a isso
Ian Murdock, batizou o projeto a partir das primeiras letras do nome de sua namorada na época (Debra Lynn) e das suas próprias
a atual mulher dele que não deve gostar muito :\
Davysson Silva

Mensagempor Rafael Schonberg » Sex, 16 de Agosto 2013, 20:49

Sempre imaginei que debian vinha de Devil. Afinal é o nome amoroso. :sneaky:
O homem não consegue descobrir novos oceanos se não tiver a coragem de perder de vista a costa. — André Gide
Rafael Schonberg

Mensagempor Luis Cardoso » Sex, 16 de Agosto 2013, 21:31

:venia2: :venia2: :venia2: :venia2: :venia: :venia: :venia: :venia:

Parabéns ao Debian :yeah:
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 16 de Agosto 2013, 22:18

@Rafael, creio que você está a confundir-se com o Beastie, que é a mascote do FreeBSD. Esta mascote basicamente é a versão cómica/amigável do Beelzebub:

Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Exploit » Sáb, 17 de Agosto 2013, 3:52

parabéns ao Pai..
Exploit

Mensagempor Strobe » Seg, 19 de Agosto 2013, 16:28

Debian :venia:
Strobe

Voltar para Notícias