... TurnKey Linux
O Turnkey Linux é um verdadeiro "canivete suíço" para administradores de serviços de rede; como Apache Web, Mysql, Owncloud e outros. O TurnKey Linux, projeto open source e criado em 2008, possui uma coletânea de aplicações pré-configuradas para execução de um serviço (virtual appliances). Atualmente, essa ferramenta trabalha baseada no Debian 7 wheezy e continua em constante atualização.
O objetivo principal do TurnKey Linux é permitir ao administrador realizar a gestão e configuração de mais de 100 soluções web facilmente; reduzindo ao mínimo o tempo de instalação, configuração e especialmente a gestão do ambiente das aplicações. Isso resulta em um servidor leve e enxuto, aumentando a eficiência e reduzindo os riscos de segurança.
"We believe everything that can be easy, should be easy."
Fonte Site Oficial
Exemplificando, cada serviço desejado, tais como: Git, WordPress, Joomla, Drupal, eCommerce, etc, pode ser testado via live CD e instalado no servidor através do seu Live Installer ou iniciado em sistemas com VirtualBox ou via cloud (OpenStack), OpenVZ, Xen e outros.
VISÃO GERAL DO SERVIÇOS
- Aplicativos Especiais: como PDC, Torrent Server e Zimbra;
- Gerenciadores de Conteúdo: como WordPress, Joomla, Drupal e Django;
- Desenvolvimento Web: como Ruby on Rails, Java e PHP Frameworks;
- Aplicativos de Acompanhamento: como Gerenciadores de Projetos;
- Messenger: como Aplicativos de Microblogging e Servidores de XMPP (OpenFire);
- E muito mais...
POR QUE USAR O TURNKEY LINUX?
- Ganhe Tempo: mais de 100 aplicações prontas para uso
- Facilidade: desenvolvido para ser simples e funcional, incluindo gerenciamento web facilitado
- Segurança: atualizações automáticas de segurança
- OpenSource: livre de licenças e fácil para customizar de acordo com suas necessidades
- Estável: atualmente baseado no Debian 7.2 Wheezy. Persiste em constantes atualizações
- Leve: Cada virtual appliance vem com o mínimo necessário instalado, exigindo muito menos processamento
- Muito mais...
MÃO NA MASSA
Um dos mais populares serviços utilizados é o LAMP (LINUX + APACHE + MYSQL + PHP). Para exemplificar o uso do TurnKey Linux, foi criado um virtual appliance com a combinação de todos esses serviços, oferecendo maior integração desses componentes. Nesse exemplo, o virtual appliance oferece suporte a SSL, inclui XCache PHP accelerator, PHPMyAdmin para administrar a base de dados MySQL. Além disso, vem pré-configurado o Webmin com módulos para configurar o Apache2 (VHost's), PHP, MySQL e Postfix (email).
LEMBRANDO: isto é apenas um exemplo do LAMP. Para outros tipos de serviços; como OwnCloud, CMS Joomla, OTRS, Redmine e outros, você pode encontrar todos os componentes fundamentais, de cada serviço, pré-configurados. Para conferir a lista de todos os serviços oferecidos pelo TurnKey Linux acesse aqui.
Sendo assim, é preciso baixar o virtual appliance do LAMP no link que segue. Escolha o modo de sua preferência (imagem ISO, Virtual Machine VMware, e outros).
Depois de baixado, basta seguir os passos naturais de uma instalação de um sistema Operacional Linux.
NOTA: atente-se para as senhas que serão solicitadas no processo de instalação. Estas são respectivamente, para o usuário root do sistema e usuário root do Mysql. Por fim, ignore a seção "Turnkeys Backup and Migration".
No término da instalação será exibido um resumo de configuração de rede todos os serviços. Para concluir basta avançar o processo de instalação e clicar na opção "Quit".
Caso você não tenha sua rede configurada com DHCP, clique não opção "Advanced Menu" e escolha o item "Networking" para configurar sua rede manualmente.
Usando a ferramenta
Com a ferramenta instalada, basta acessar o endereço principal (acesso web) exibido no término da instalação e começar a configurar seu serviço ;-)