O projeto Mesa lançou a versão 8.0 do Mesa 3D - a primeira versão da implementação OpenGL e coleção de drivers 3D que suporta OpenGL e a versão 1.30 do GLSL (OpenGL Shading Language). Como sempre, os recursos oferecidos dependem do hardware e drivers usados: o driver i965 para os processadores gráficos mais recentes da Intel já incluem todos os requisitos para o OpenGL 3.0 e GLSL 1.30. De acordo com uma apresentação [PDF], realizada por um grupo de desenvolvedores do Nouveau durante a FOSDEM, o drivers Mesa 3D NVc0 também suporta ambas as tecnologias. O NVC0 opera como um driver para a maioria dos núcleos gráficos da geração Fermi, que estão sendo usados principalmente nas séries 400 e 500 de placas gráficas NVIDIA.
Outros aprimoramentos também garantem que os drivers gráficos incluídos no Mesa 3D agora suportam alguns dos núcleos gráficos Intel, AMD e NVIDIA mais recentes, contudo esse novo suporte não inclui os processadores Southern Islands usados nas placas gráficas Radeon HD 7950 e 7970. Esse suporte de hardware requer o uso de versões atualizadas do kernel Linux, Libdrm e o driver X.org apropriado, já que os drivers Mesa 3D interagem com esses componentes.
Parte do código na árvore de desenvolvimento do Fedora também foi incorporado ao Mesa 3D e o rasterizador de software llvmpipe. Isso vai permitir que o gerenciador de composição de janelas Mutter, usado pelo novo GNOME e GNOME Shell, seja executado sem problemas com drivers gráficos que não oferecem ou usam as capacidades 3D do hardware.
Os desenvolvedores designaram a versão 8.0 como um lançamento de desenvolvimento - usuários buscando estabilidade devem permanecer com a versão anterior dos drivers ou esperar pela versão 8.0.1. O software é usado por praticamente todas as distribuições Linux. Originalmente numerada como 7.12, a mudança do número na versão para 8.0 foi decidida quando se tornou claro que ela seria capaz de oferecer suporte para as novas tecnologias OpenGL e GLSL.
Também foram realizadas algumas limpezas: os drivers i810, mach64, mga, r128, savage, sis, tdfx e unichrome foram removidos, já que eles suportam apenas interfaces DRI de primeira geração, e não suportam DRI2. Além disso, os drivers "clássicos" r300 e r600 foram removidos, já que esses GPUs Radeon são agora suportados pelos drivers r300g e r600g, baseados na infraestrutura Gallium3D do Mesa 3D.
Caso tenha gostado do post, por favor, prestigie a fonte para este e outros assuntos afins o agradece sua preferência, volte sempre!
ORIGEM CRIACIONAL: Linux New Mint
Vivamos a LIBERDADE com total DIGNIDADE!