Postado por Vinícius Vieira
Se você ainda não sabe, a política de privacidade do Google mudou hoje. E se você também não sabe, a sua vida vai ser muito mais controlada pelo “gigante da internet” a partir de agora. Vou resumir o que mudou pra melhor e o que mudou pra pior (um pior preocupante):
Positivo
Como o próprio Google afirma em seu email, a legislação da empresa está mais consistente: os termos de adesão estão bem mais fáceis de serem lidos e até ficaram atrativos – quem sabe até você dê uma olhada nas novas regras de privacidade de vez em quando, só para saber com quem está se metendo.
Mas o que importa mais é o que acontece durante a navegação. A partir de agora, as informações colhidas em um dos serviços da empresa serão integradas com o que for digitado nos demais. É mais ou menos assim: se você acessa muitos vídeos sobre futebol no YouTube ou manda emails sobre o esporte para seus amigos, suas pesquisas com o termo “Ronaldo” no Google normalmente serão direcionadas ao atleta. Mágico, não?
Negativo
Em uma palavra? Privacidade. Se você já achava que o Google tinha controle total sobre as suas ações no YouTube ou Google+ e passava dos limites ao enviar publicidade baseando-se em suas mensagens do Gmail, acredite: ficou ainda pior. E isso a empresa não sai divulgado por aí, fazendo com que muita gente ache que as melhorias nos Termos de Serviço sejam totalmente benéficas – e cabe a pessoas e veículos especializados alertar o leitor sobre esses perigos.
Com a integração entre os serviços, todos os seus dados serão recolhidos pela empresa e analisados ao mesmo tempo, aumentando a precisão da publicidade direcionada. São informações pessoais, gostos, localização e contatos, entre várias outras coisas. Em resumo, ele agora vai saber absolutamente tudo sobre você. Se duvidar, mais até do que seus parentes e amigos mais próximos.
Além disso, o fato de todos os serviços contarem com as mesmas regras não só facilita a parte política interna do Google, mas dificulta que brechas sejam encontradas em acusações ou processos contra a empresa (e eles são muitos, acredite).
E você não pode “escolher” que tipo de informações quer compartilhar: a gigante de Mountain View não oferece retorno ao sistema antigo, recolhendo todos os dados processados sem dar uma chance de defesa.
É minha gente, a poucos dias atrás brigamos contra as Leis SOPA/PIPA/ACTA por crermos que afetavam nosso direito a liberdade na web. Porém agora, sorrateiramente, o Google, empresa que 90% dos usuários da internet tem conta, decide “nos vigiar mais de perto” e nós permaneceremos estáticos, enebriados pelas suas “maravilhas da era moderna”, como YouTube, Google Drive, Gmail e etc?
O que vale mais pra você: a sua liberdade ou sua conta do YouTube?
Informações em destaque retiradas daqui.
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