Postado por Vinícius Vieira
Assim que veiculou na web a notícia sobre o tal Secure Boot e a intenção da Microsoft em “obrigar” fabricantes de hardware a implementar a tecnologia UEFI em suas máquinas (a mesma tecnologia que a Apple utiliza em suas máquinas, impedindo que se instale outro SO que não seja certificado para aquele hardware), os usuários de Software Livre, literalmente, piraram.
Blogs, redes sociais, em todo lugar só se falava disso. Tanto os usuários comuns quanto personalidades importantes da TI e do universo do Software Livre se pronunciaram sobre a decisão da Microsoft, que no fim foi desmentida pela própria empresa, pois alegaram que “não seria a intenção deles manipular os usuários”. Mas será que foi isso mesmo? Será que acabou ai?
Em dezembro, a Microsoft aparentemente cedeu a pressão da opinião pública e voltou atrás na decisão de obrigar os fabricantes de hardware “não ARM” a implementarem a UEFI. Esta decisão pareceu ser uma vitória para os usuários de software livre, uma vez que irá permitir que qualquer um possa instalar o GNU/Linux ou outro sistema operacional baseado em software livre no lugar do Windows 8, em hardwares não ARM.
É… muita calma nessa hora. Se você não sabe, a Microsoft firmou um acordo traiçoeiro com os fabricantes de computadores baseados em ARM - como um tablets, netbooks e smartphones - obrigando-os a construir suas máquinas com a tecnologia de inicialização segura: UEFI. Esses computadores estão sendo projetados para bloquear um usuário de apenas ser capaz de executar o Windows 8, impedindo-o de instalar um sistema operacional livre em seu computador. O que muita gente ainda não se deu conta é que smartphones e tablets são atualmente os “computadores” mais usados no mundo. A Microsoft jogou pra ganhar mais uma vez.
Qual o mercado que ela está perdendo espaço?
R: O de dispositivos móveis, como smartphones e tablets.
Qual o mercado em maior ascensão no ramo de computadores?
R: O de dispositivos móveis, como smartphones e tablets.
Entendeu agora? Se ela controla este mercado, facilmente voltará a dominar os computadores.
E nós, vamos ficar sentados vendo o circo passar? Não, e nem podemos. A FSF, Free Software Foundation, maior organização por trás do Software Livre mundial, tem encabeçado algumas ações e campanhas de conscientização sobre o assunto.
Acesse os links abaixo, entenda melhor o que está acontecendo nos bastidores e faça parte desta briga.
Restricted Boot Webcomic Contest.
Campanha “Levante-se para a sua liberdade de instalar software livre”:
Se você é um usuário, acesse este link.
Se você representa uma empresa, acesse este link.
Não fique ai parado, faça a sua voz ser ouvida e sua decisão ser respeitada!
Caso tenha gostado do post, por favor, prestigie a fonte para este e outros assuntos afins o agradece sua preferência, volte sempre!
ORIGEM CRIACIONAL: #Seja Livre