Boas Cláudio, há sim, dá uma olhada neste artigo:
http://pplware.sapo.pt/linux/gnome-3-4-esta-disponivel-com-muitas-novidades/ escolhi este pois está em Português!
MAS ATENÇÃO: Não devem instalar este software em máquinas de produção (como disse acima o Cláudio!)!!!!
Estou a utilizá-lo no meu Ubuntu 11.10 32 bits e digo-te, estou realmente muito mais satisfeito com este Gnome 3.4 (Gnome-Shell).
Porquê?! Bem, no anterior, simplesmente não conseguia estar no ambiente gráfico do Gnome-Shell mais do que 1 HORA! Sim! E isso se não abrisse 3 ou 4 janelas! Pois nesse caso, não era preciso 1 HORA para ter um freeze total e ser obrigado a reiniciar o X. Em alguns casos, cheguei a ter que desligar o PC no botão do Power, pois não conseguia fazer mais nada.
No Cinnamon também me acontecia, mas não com tanta frequência.
Como tal, sou normalmente um utilizador do Unity. E, em abono da verdade devo dizer que tal nunca, repito, NUNCA me aconteceu no Unity.
Pois desde que instalei o Gnome 3.4, vai fazer 2 dias, nunca tive um "freeze" que seja! Estou admirado!
Estou a gostar bastante de utilizar o Gnome-Shell sem problemas e de forma contínua!
Mas e, há sempre um mas, até ao dia de hoje, o Cinnamon 1.4 não é compatível com este Gnome 3.4.
Na instalação do mesmo, ele mostrou de imediato que teria de desinstalar o Cinnamon.
Entretanto tentei voltar a instalá-lo, mas existem incompatibilidades e não deu.
Talvez na próxima versão ou "update" o Cinnamon já funcione dentro do Gnome 3.4.
Cumps.
UPDATE: Tenho a acrescentar que alguns temas não renderizam correctamente neste Gnome 3.4, caso do Orta
feito para o Ubuntu 11.10 que deixou de funcionar tanto no Unity como no Gnoma 3.4-Shell.
Fica aqui o link para quem quiser o tema e não tiver instalado o Gnome 3.4:
http://rebek94.deviantart.com/art/Orta-theme-for-Ubuntu-Unity-11-10-283027728 Em relação ao programa Cheese, o meu eleito para utilizar a minha Webcam, também ele deixou de funcionar devido a incompatibilidade de várias bibliotecas.
Tentei mesmo a última versão, a 3.4.0, mas não compilou, pois para instalar as bibliotecas necessárias, tinha de desinstalar o Gnome 3.4.
Mais alguma novidade, acrescento neste tópico.
Cumps. pela segunda vez