Bem-vindo: Sáb, 30 de Novembro 2024, 22:00 Pesquisa avançada

Chamada para testes: Drivers ATI no Ubuntu 12.10

Secção dedicada a Noticias! Aqui poderá partilhar todas as notícias relativas ao Ubuntu. No entanto, poderá publicar também notícias sobre software livre em geral: outras distribuições e até conferências

Chamada para testes: Drivers ATI no Ubuntu 12.10

Mensagempor Claudio Novais » Seg, 14 de Janeiro 2013, 19:25

Há um novo repositório (PPA) que promete resolver o problema dos drivers proprietários da ATI no Ubuntu 12.10. Tal como referido no tópico "Não use o ppa:ubuntu-x-swat/x-updates no Ubuntu 12.10", os drivers proprietários da ATI não estavam preparados para trabalhar com o novo Xorg que está presente no Ubuntu 12.10.

Muitas soluções foram dadas, soluções manuais e que basicamente faziam um downgrade (voltavam a versões anteriores) ao Xorg. No entanto todas elas eram complexas. Ora, hoje no Br-Linux foi apresentada uma nova solução que, pelo que parece, resolve o problema dessa incompatibilidade. No entanto eu não tenho como testar tal coisa. Portanto convido a testarem, por exemplo com o Steam.

Roberto Seixas (rcseixasΘgmail·com) escreveu:Os novos drivers proprietários da ATI para linux (fglrx) não funcionam com a versão do Xorg que vem no Ubuntu 12.10 e no Mint 14. O driver proprietário da ATI é essencial pois tem excelente suporte a 3D e também à economia de energia. Ponto negativo para a AMD (e olha que ela é membro gold da Linux Foundation, imagine se não fosse).

Para resolver o problema, foi criado um PPA (https://launchpad.net/~andrikos/+archive/ppa) com os ajustes no driver proprietário.

Após a instalação do Ubuntu 12.10 ou Mint 14 em PC (desktop ou notebook) com placas de vídeo ATI Radeon, abra o Terminal e execute os comandos abaixo. Após a execução dos comandos reinicie o PC.

sudo apt-get purge fglrx*; sudo add-apt-repository ppa:andrikos/ppa; sudo apt-get update; sudo apt-get install fglrx xserver-xorg-video-intel; sudo aticonfig --initial --force

Referências:

Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Re: Chamada para testes: Drivers ATI no Ubuntu 12.10

Mensagempor filipedonato » Seg, 14 de Janeiro 2013, 20:19

Me lembro que um dos motivos de trocar o Ubuntu por outro linux foi por causa do suporte aos driver da série 4000 da ATI. Mas agora vejo um motivo para poder voltar a usa-lo!
filipedonato

Mensagempor Pedro Lobo » Seg, 14 de Janeiro 2013, 22:39

tenho uma ATI Radeon HD 4200

vou agora testar ,apesar de nao ter grandes expectativas =(
PARA JA COISAS! o meu website pessoal
Pedro Lobo
Redator

Mensagempor Pedro Lobo » Seg, 14 de Janeiro 2013, 22:51

Ok quanto á instalação o código necessita de ser alterado no último comando para "sudo aticonfig --initial --force" (dois traços antes das opções)

De resto parece estar a funcionar:
PARA JA COISAS! o meu website pessoal
Pedro Lobo
Redator

Mensagempor Claudio Novais » Seg, 14 de Janeiro 2013, 23:40

Olá Pedro,

Corrigi agora esse pormenor. Entretanto convém ver mais utilizadores a darem feedback.

Caso se confirme que funciona para toda a gente, faço um artigo no blog para que tenha bastante mais visibilidade que aqui o fórum. ;)

Olá filipedonato,

Já experimentou? Quando o fizer, dê o feedback! ;)
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor filipedonato » Ter, 15 de Janeiro 2013, 0:03

Fiz no meu e no finalzinho deu um erro, quando reiniciei, só apareceu o mouse. Creio que foi por causa do último código.
Agora, vou reinstalar o sistema e fazer o procedimento usando o "sudo aticonfig --initial --force" pra ver se funciona.
filipedonato

Mensagempor polengarock » Ter, 15 de Janeiro 2013, 0:12

Boa noite amigos do Ubuntued, tudo beleza??? Infelizmente no meu All in One da AOC (EVO M92E 9223PS) que tem uma AT Radeon 3200 HD Integrada de 256MB , infelizmente nao esta aceitando a instalação dos drivers da ATI, desde do final da versao anterior da ATI, e tive dois casos interessantes.... Na 1ª vez que instalei, depois de reiniciar, nao entrava de jeito nenhum, fica em uma tela com fundo preto e uma tela com layout bem simples e nao subia de jeito nenhum o gnome ou o Unity. Na 2º vez , que tentei rescentemente , só subia o terminal , e quando dava o startx, nao ia de jeito nenhum....tentei instalar o driver para ver se melhorava o rendimento do meu AOC, pois desde quando eu usava o WIn7 Start q veio nele, e ate a versao 12.04 e 12.10 do Ubuntu, ele tem um rendimento pifio, travando desde do Mozilla ate no visualizador de pdf. Mas estou achando q deve ser a placa mae, que consegui ver uma vez, seria da MSI de 2º linha. Fica aqui o meu depoimento, aonde o driver "feito" da Canonical funciona bacana !!!!

polengarock

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 15 de Janeiro 2013, 1:19

@polengarock, se já no Ubuntu 12.04 não funcionava então o problema deve ser "bem mais problemático" que a temática aqui apresentada. Na verdade este tópico tem um objetivo claro de solucionar o problema da maioria das ATIs que funcionavam anteriormente mas que agora deixaram de funcionar no novo Xorg que o Ubuntu 12.10 traz.

Como houve aquele problema da falta dos hífenes no código, pensei que poderia ser isso.

@filipedonato, já funciona?
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor filipedonato » Ter, 15 de Janeiro 2013, 11:04

Aqui não funcionou. Infelizmente.
filipedonato

Mensagempor rafalnx » Ter, 15 de Janeiro 2013, 11:23

Eu utilizo o Ubuntu GNOME Remix 12.10 e possuo uma ATI Radeon HD 4200 e o procedimento não funcionou infelizmente, após reinicializar o GNOME voltou com uma interface da versão classic e não mais exibe o vídeo pela HDMI do notebook (antes exibia, porém sem som). Existe algum processo reverso? ou alguma dica para um novo teste?

rafalnx

Próximo

Voltar para Notícias