Bem-vindo: Qua, 27 de Novembro 2024, 16:25 Pesquisa avançada

GNOME aposta no Wayland como servidor gráfico

Secção dedicada a Noticias! Aqui poderá partilhar todas as notícias relativas ao Ubuntu. No entanto, poderá publicar também notícias sobre software livre em geral: outras distribuições e até conferências

GNOME aposta no Wayland como servidor gráfico

Mensagempor Claudio Novais » Qua, 13 de Março 2013, 18:34

Após o anúncio da Canonical indicando que descartaria o Wayland como um substituto para X Server e iria construir o Mir, o seu próprio servidor gráfico, a GNOME Foundation anunciou seus planos relacionados ao GNOME e o Wayland.

Matthias Clasen, da equipe de desenvolvimento do GNOME informou na lista de discussão do GNOME que deverão trabalhar no Wayland para o GNOME.

O informe pode ser lido abaixo:
Matthias Clasen escreveu:Nós (eu, Owen, Jasper e alguns outros) reunimo-nos na semana passada com KRH e discutimos sobre essa ideia durante algum tempo. Eu coloquei as informações resultantes na wiki aqui: https://live.gnome.org/Wayland.

Até agora, nós silenciosamente assumimos que Wayland seja o sistema de exibição do futuro no Linux e, eventualmente, vamos começar a usá-lo. Esta proposta foi feita no hackfest do ano passado, mostrando que estamos nos direcionando para isso já há um tempo: https://live.gnome.org/Hackfests/WaylandHackfest2012O recente anúncio quanto ao Mir nos fez decidirmos com mais força e urgência no trabalho com o Wayland para ajudá-lo a alcançar seu pleno potencial. Isso também se encaixa em nosso mandato passado no Guadec para definirmos instruções técnicas mais fortes.

Matthias Clasen escreveu:"Gnome no Wayland" é um algo grande demais para ser realizado em um único ciclo. Então, gostaria de propor que o façamos em dois ciclos primeiramente, o GNOME Shell deverá trabalhar com o Wayland como compositor de forma opcional, tendo o GTK substancialmente completo em background. Em um segundo momento, provavelmente na próxima primavera, já teremos um port completo de todas as funcionalidades de desktop. As aplicações que rodarem nativamente podem prosseguir de forma independente em sua própria velocidade vamos apoiar clientes X transparentes."

Referências:

Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Re: GNOME aposta no Wayland como servidor gráfico

Mensagempor Registeel » Qua, 13 de Março 2013, 18:53

Eu tenho para mim que servidor gráfico é um conceito ultrapassado. Deveriam estar pensando em servidor de interação, dada a quantidade de dispositivos novos que surgiram e suas formas de interação. O sistema de vídeo deveria ser um capítulo de um sistema maior.

Me admira que em pleno 2013 ainda não possamos criar um documento dizendo "Computador, digite 'blah blah blah' e salve na pasta home como arquivo pdf. E desligue o gás".
Registeel

Mensagempor Claudio Novais » Qua, 13 de Março 2013, 19:00

Você acha que uma galinha come uma espiga ou come grão a grão?

Estamos a falar de uma peça e não de uma funcionalidade. O sistema é constituído por inúmeras peças modelares que são usadas em diferentes níveis hierárquicos. Falar para o computador? Pode falar, com um módulo qualquer que faça esse processamento. Quer ver o computador a digitar o que fala? Então um programa pega nesse módulo que falei, mais o módulo de apresentação visual (servidor gráfico) e mostra o resultado.

Portanto, não me parece que faça grande sentido o que você disse, visto que o servidor gráfico na verdade é uma peça fulcral quase equivalente ao kernel Linux, mas relativo/exclusivo ao processamento gráfico.

PS: Sobre o grão a grão, isto foi uma analogia. Uma galinha pode comer uma espiga de milho, no entanto faz isso grão a grão. Nos sistemas digitais complexos, como um sistema operativo, temos vários módulos que constituem esse todo. ;)
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Luis Cardoso » Qua, 13 de Março 2013, 19:09

Registeel (13-03-2013, 17:53) escreveu:Me admira que em pleno 2013 ainda não possamos criar um documento dizendo "Computador, digite 'blah blah blah' e salve na pasta home como arquivo pdf. E desligue o gás".

A isso se chama de Domótica, ou Casa Inteligente! Já existem, mas não são para os bolsos mais modestos!

ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Xterminator » Qua, 13 de Março 2013, 20:19

:yeah:
Mais um ponto positivo para o Wayland, GTK,QT,e EFL entre outros se movem para o Wayland.
A Canonical agora vai ter mesmo que mostrar a que veio. :troll:
Xterminator

Mensagempor Claudio Novais » Qua, 13 de Março 2013, 20:24

Eu gostava era que ela mostrasse humildade :roll: há muitas coisas que ela podia pedir à comunidade para fazer, em vez de criar divisões na comunidade :\
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Xterminator » Qua, 13 de Março 2013, 20:37

Claudio Novais (13-03-2013, 19:24) escreveu:Eu gostava era que ela mostrasse humildade :roll: há muitas coisas que ela podia pedir à comunidade para fazer, em vez de criar divisões na comunidade :\

A Canonical é a Microsoft do futuro, lembra da história do OS/2 X Windows
pois é nem sempre o melhor vence, o marketing fala mais alto, e nisto a Canonical é boa :troll:
Xterminator

Mensagempor marcos.vargens » Qua, 20 de Março 2013, 20:20

Acho que a Canonical vai acabar fazendo um Gnome para suportar seus planos. Já começou pelo Unity, central de programas e agora o mir. Só falta um substituto para o Gnome mesmo. Pena que vai ser lento.

marcos.vargens

Mensagempor Claudio Novais » Qua, 20 de Março 2013, 20:38

Temo que isso seja verdade Marcos e infelizmente acho que isso vai piorar a curto e médio prazo. A Canonical não faz aplicações boas, apenas faz aplicações com bons conceitos de usabilidade. E temo que com isso fiquemos mais uns quantos anos em fase transitória. :\

Gostava muito que a Canonical tivesse transformado o Gnome-shell num unity via extensões. Seria tão melhor para estes dois mundos :|
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor marcos.vargens » Sex, 22 de Março 2013, 19:32

Com certeza seria o melhor dos mundos, mas a Canonical tem idéias muito diferentes. E algumas eu tenho que concorda, são muito boas. Mas para o Ubuntu chegar onde a Canonical quer ela precisa sim meter a mão na massa. O problema é que isso tem se mostrado problemático. O Unity mesmo apesar das criticas , foi bem adotado e aceito. A maior reclamação dele ainda é a performance e bugs. Agora se a canonical criar algo que seja melhor que o Gnome vai ser ótimo. O duro é a birra da comunidade em não aceitar por ser dela.
Mas o que não da para negar é que ela vem empurrando a evolução do linux como Desktop. Veja o próprio Wayland que estava esquecido, voltou a aparecer e deve até ganhar uma data de lançamento já que o Mir veio a publico dar uma. O pessoal do Gnome só está falando isso porque assim como o pessoal do Wayland e normalmente as comunidades open-source em geral, eles trabalham devagar e sem datas. Sem pressão. Correr atrás da canonical é mais complicado e chato, só que se o Mir der certo, tenho certeza que vão mudar a postura.
Só que não acho que o Mir vai dar certo :\

marcos.vargens

Próximo

Voltar para Notícias