Claudio Novais » 01 Ago 2012, 23:05 escreveu:Luciano F. Fernandes » Qua Ago 01, 2012 1:50 pm escreveu:Eu entendo a preocupação do Stallman com relação ao Secure Boot. Apesar dele ter sido meio “teórico da conspiração”, eu entendo. Ele não quer que uma distro apenas monopolize o bootloader e as chaves UEFI para todo universo Linux, principalmente quando esta distro (o Ubuntu) tem uma empresa por trás, a Canonical. Agora, com relação ao Steam, me desculpe, não concordo. Se fosse assim, por sermos todos uma “comunidade de Software Livre”, não poderíamos usar em nossos sistemas aplicações tão úteis como o navegador Chrome (apesar de ter a versão Open Source, Chromium) ou aplicações que nos integre com o restante do mundo, como por exemplo o Skype, além de tantas outras.
Mas apesar disto tudo, tenho de admitir que este extremismo subiu-lhe de tal forma à cabeça que ele fica com ideologias erradas. Aliás, por isso mesmo é que eu disse em cima que é preciso ser moderado, nem tender para um lado nem para o outro.
O Sr Stallman tem um problema de tal forma grande relativamente a este extremismo que ele chega a dizer que é necessário que tudo seja livre e ponto final. Mas então onde iremos ganhar dinheiro? -perguntou um aluno de informática.. Ao que ele respondeu: não sei, em serviços ou então mude de curso. Mudar de curso? Mas então vamos mudar de curso quando vemos uma oportunidade? Quando vemos um emprego que gostamos?
Eu sou defensor de software livre, no entanto, é necessário ter noção que os programadores devem receber os seus louros pelo seu esforço! Eu se fosse arquiteto não teria dúvidas em comprar uma aplicação CAD pois efeticamente foi bem construída e as vantagens que me dá para fazer o meu trabalho (remunerado) devem ser louvadas e claro pagas; o mesmo acontece se eu for médico e utilizar um software que me ajuda a diagnosticar uma doença através de uma base de dados gigante produzida por ínumeros médicos e programadores; o mesmo acontece nas vantagens que terei se for escritor e receber um bom feedback de boa escrita que o MS Word me dá; entre muitos outros exemplos.
Infelizmente ele não aceita isto, e tudo tem de ser livre. É aqui que ele falha, infelizmente. E por isso mesmo ele criticou esta problemática para ele.
Na minha opinião, ver empresas grandes a vir para o Ubuntu é perfeito!! Sabem porquê? quem quiser instalar os jogos que antes instalava no windows, agora pode instalar; quem não quer simplesmente não instala e continua a viver a sua vida na normalidade. Portanto até aqui nada mudou.
A única coisa que muda é o facto da comunidade crescer radicalmente com estes investimentos de empresas de jogos. E o facto da comunidade crescer faz com que empresas como a Canonical invistam mais dinheiro a desenvolver o Ubuntu. Sendo este open-source todas as comunidades Linux ganham com isso.
Portanto, concluo que condenar tal situação é completamente errado.
Tenho uma questão para o Stallman, ele tem computador? É que sendo tão extremista, nem computador devia usar, todo o hardware é registado como sendo Proprietário, não é Livre. Existem leis de copyright a reger todos esses chips!