Bem-vindo: Qua, 27 de Novembro 2024, 18:24 Pesquisa avançada

Ubuntu está a considerar passar a ter versões de 2 em 2 anos

Secção dedicada a Noticias! Aqui poderá partilhar todas as notícias relativas ao Ubuntu. No entanto, poderá publicar também notícias sobre software livre em geral: outras distribuições e até conferências

Re: Ubuntu está a considerar passar a ter versões de 2 em 2

Mensagempor Thauan Francisco » Qua, 23 de Janeiro 2013, 16:43

Meu computador agradeçe
Imagem
Nunca em minha vida vou aceitar um destino que não possa me orgulhar...
Thauan Francisco

Mensagempor Thauan Francisco » Qua, 23 de Janeiro 2013, 16:44

miles_maverick (23-01-2013, 15:33) escreveu:poderiam ser um ano como o ROSA Linux. 10 meses já estaria bom.

Rosa é uma distro calma,com nenhum marketing,quase nenhum usuario,é RPM(eu gosto),metade dos usuarios Linux usa DEB e ARCH.
Imagem
Thauan Francisco

Mensagempor Xterminator » Qua, 23 de Janeiro 2013, 16:46

Na verdade hoje isto seria o melhor para a Canonical, pensando pelo lado óbvio
as versões do ubuntu seguiam o cronograma do projeto GNOME, se hoje o Unity é a prioridade deles, não tem porque lançar uma versão a cada 6 meses.
Durante o tempo entre uma distribuição e outra, o foco da equipe de desenvolvimento será somente melhorar o que já está feito através de atualizações, sendo que uma outra equipe estaria trabalhando na próxima versão e adequando bibliotecas etc... para evitar os milhares de bugs, que acabam saindo nas versões de 6 meses.
A parte ruim é que você só vai ter acesso às novidades a cada 2 anos :roll:
Xterminator

Mensagempor Ron Alon » Qua, 23 de Janeiro 2013, 16:48

Não!!! As novidades virão por pacotes sempre! Não em 2 em 2 anos.
Ron Alon
Redator Geekzinho

Mensagempor Thauan Francisco » Qua, 23 de Janeiro 2013, 16:54

Ron Alon (23-01-2013, 15:48) escreveu:Não!!! As novidades virão por pacotes sempre! Não em 2 em 2 anos.

do jeito que a canonical é,ela vai esconder algumas coisas dos usuarios.
Imagem
Thauan Francisco

Mensagempor Xterminator » Qua, 23 de Janeiro 2013, 16:56

Thauan Francisco (23-01-2013, 15:44) escreveu:
miles_maverick (23-01-2013, 15:33) escreveu:poderiam ser um ano como o ROSA Linux. 10 meses já estaria bom.

Rosa é uma distro calma,com nenhum marketing,quase nenhum usuario,é RPM(eu gosto),metade dos usuarios Linux usa DEB e ARCH.

Existe um certo preconceito com o RPM, mas é um formato superior ao DEB, eu utilizei rpm durante muito tempo, e ele tem várias vantagens como checagem de md5, instalação via fullpath em diretórios locais, ftp, http etc... etc... etc...
O grande defeito do rpm, e não ter uma ferramenta tão boa quanto o APT, não me fale de yum e urpmi, pois são extrmamente lentos.
Infelizmente a Mandrake quando comprou a Conectiva, não aproveitou o que havia de melhor nela que era o APt-RPM, aliás o Synaptic era um projeto também da Conectiva, mataram o apt-rpm e deixaram o urpmi que eu considero um dos processos mais lentos de instalação de pacotes por usar hdlist.
Nos idos tempos da Conectiva eu utilizava a versão em desenvolvimento e mantinha atualizada via modem de 56kbps, coisa que é impossível de fazer utilizando hdlist.
Xterminator

Mensagempor miles_maverick » Qua, 23 de Janeiro 2013, 17:02

Xterminator (23-01-2013, 15:56) escreveu:
Thauan Francisco (23-01-2013, 15:44) escreveu:

Existe um certo preconceito com o RPM, mas é um formato superior ao DEB, eu utilizei rpm durante muito tempo, e ele tem várias vantagens como checagem de md5, instalação via fullpath em diretórios locais, ftp, http etc... etc... etc...
O grande defeito do rpm, e não ter uma ferramenta tão boa quanto o APT, não me fale de yum e urpmi, pois são extrmamente lentos.
Infelizmente a Mandrake quando comprou a Conectiva, não aproveitou o que havia de melhor nela que era o APt-RPM, aliás o Synaptic era um projeto também da Conectiva, mataram o apt-rpm e deixaram o urpmi que eu considero um dos processos mais lentos de instalação de pacotes por usar hdlist.
Nos idos tempos da Conectiva eu utilizava a versão em desenvolvimento e mantinha atualizada via modem de 56kbps, coisa que é impossível de fazer utilizando hdlist.

Nem me fale do Yum e do Urpmi. Desisti dos RPM por causa deles.
miles_maverick

Mensagempor Xterminator » Qua, 23 de Janeiro 2013, 17:05

Ron Alon (23-01-2013, 15:48) escreveu:Não!!! As novidades virão por pacotes sempre! Não em 2 em 2 anos.

A parte complicada é exatamente esta, que eu saiba o update-manager ainda não suporta "Service Packs" como o packagekit.
Liberar pacotes de atualização é mais complicado que soltar uma versão de 6 em 6 meses, eu nunca utilizei uma distro "estável", eu vivo de atualizações e te garanto o processo é complicado e pode quebrar o sistema facilmente, dificilmente você tera testadores de atualizações, provavelmente vão soltar imagens snapshot, eu prefiro manter uma distro instável que se você tiver um pouco de know-how, você resolve qualquer problema facilmente.
Xterminator

Mensagempor Claudio Novais » Qua, 23 de Janeiro 2013, 17:07

Xterminator, suporta sim, mas não diretamente ;)

Os Meta-Pacotes produzem exatamente esse efeito! Por exemplo se a determinada altura houver um determinado conjunto de atualizações e há um acrescento/remoção de aplicações, isso pode ser feito simplesmente alterando o pacote do ubuntu-desktop, incluindo novas dependências e acrescentando conflitos.
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor nuno_nunes » Qua, 23 de Janeiro 2013, 17:26

Eu acho que de ano a ano era o ideal mas agora de 2 em 2 anos
nuno_nunes

AnteriorPróximo

Voltar para Notícias