Bem-vindo: Qua, 27 de Novembro 2024, 16:45 Pesquisa avançada

Canonical anuncia seu próprio servidor gráfico e mudanças

Secção dedicada a Noticias! Aqui poderá partilhar todas as notícias relativas ao Ubuntu. No entanto, poderá publicar também notícias sobre software livre em geral: outras distribuições e até conferências

Re: Canonical anuncia seu próprio servidor gráfico e mudança

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 5 de Março 2013, 23:15

O Gnome? Ui nada disso! Isso é o que a Canonical faz transparecer! Aparte do UbuntuOne, Central de Programas do Ubuntu, Unity, LibreOffice e Firefox, o resto é praticamente Gnome! E o resto é muito mesmo!

Sobre o Wayland, não sei. Eu pensava isso, mas parece que não é bem assim:
https://plus.google.com/u/0/11030941323 ... tzK2eEX59x
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Luis Cardoso » Ter, 5 de Março 2013, 23:17

marcos.vargens (05-03-2013, 22:07) escreveu:Você tem razão, eu acho o mesmo. A única coisa boa que se pode tirar dessa situação é que agora o Wayland vai ter que dar as caras e mostrar a que veio. Senão vai morrer na praia a ver navios. Veja o gnome, que provavelmente aos poucos vai ser removido do Ubuntu.

Já começaram pelo Nautilus (usando uma versão anterior em vez de continuarem a acompanhar a do Gnome...) xD
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor nuno_nunes » Ter, 5 de Março 2013, 23:19

Claudio Novais (05-03-2013, 21:53) escreveu:Eu só desejo que o Elementary seja rapidamente publicado. Acredito que a finalização dele será um abalo enorme no Ubuntu.

O problema é que a Canonical subtilmente já há muito que anda a destruir a concorrência. Um dia eu falo publicamente sobre esta minha opinião, não vou agora estender-me, mas a verdade é que isto que a Canonical vai fazer com o Mir vai estragar muita distro, acho eu.

Tipo distros que usam o ubuntu como base o mint por exemplo
nuno_nunes

Mensagempor Renato Ferreira » Ter, 5 de Março 2013, 23:32

Se for pra melhorar o Ubuntu acho que a Canonical está certa , mas se forem decisões que prejudiquem mais os outros do que acrescentem ao Ubuntu ... aí já é meio triste . Sou bastante leigo no assunto , mas é assim que eu penso ...

As outras distribuições que continuem com o x , ou wayland ou façam forks .

O compiz fazia o Unity pesadíssimo ...

O problema é a mudança pra qt , nunca usei kde ou outra coisa que use qt , então nem sei se tem tanta diferença/incompatibilidade em relação aos app's em gtk ... me deixou preocupado...

Mas nem fará diferença pra mim , mudei hoje pro Mint Debian Edition , se ele se mostrar estável acho que não saio mais dele ( é rápido demaaaais ! )
Renato Ferreira

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 5 de Março 2013, 23:38

Renato Ferreira (05-03-2013, 22:32) escreveu:O compiz fazia o Unity pesadíssimo ...

Só um pequeno pormenor: O Unity fazia o Compiz pesadíssimo!

Esta é a realidade! ;) Eu sempre usei o Compiz e ele sempre foi surpreendente em termos de leveza. Lembro-me dos tempos do Windows XP, que o Compiz era um regalo para os olhos dos xiitas da Microsoft hahahahha

O Compiz ficou lento por causa do Unity. Desde que o Unity apareceu tudo mudou. Em todo o caso, se você usar o Compiz no XFCE vai ver que funciona muito bem, claro que sem o Unity ligado! ;)
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor marcos.vargens » Ter, 5 de Março 2013, 23:40

Claudio Novais (05-03-2013, 22:15) escreveu:O Gnome? Ui nada disso! Isso é o que a Canonical faz transparecer! Aparte do UbuntuOne, Central de Programas do Ubuntu, Unity, LibreOffice e Firefox, o resto é praticamente Gnome! E o resto é muito mesmo!

Sobre o Wayland, não sei. Eu pensava isso, mas parece que não é bem assim:
https://plus.google.com/u/0/11030941323 ... tzK2eEX59x

Se a situação do Wayland é essa mesmo, ta explicado porque a canonical está metendo a cara. Sobre o resto dos aplicativos do Gnome, ainda bem que são muitos. Já usei o KDE e nunca me senti confortável. O Gnome foi amor ao primeiro uso.

Mas uma coisa é certa. Os usuários tenho certeza que estão quase que 90% com a Canonical. É uma decisão radical mas vai agitar o mundo do linux. Já a comunidade eu não sei.

marcos.vargens

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 5 de Março 2013, 23:46

É preciso ter cuidado quando falamos em comunidade. É que desde que o Unity apareceu aconteceu uma coisa à comunidade que eu sempre disse desde o primeiro dia: O nível médio de conhecimento da comunidade foi e está a denegrir-se com o passar do tempo.

Até aparecer o Unity o Ubuntu tinha uma comunidade excecionalmente grande, crescente e inteligente (com conhecimentos de Linux). Desde que o Unity apareceu, a lentidão excessiva fez com que os mais geeks trocassem para sistemas mais leves. Enquanto que os novos utilizadores continuaram a vir por causa da posição da Canonical.

Ora o que está a acontecer? Bons utilizadores que ajudavam os iniciantes foram-se embora; e os novos utilizadores estão aparecendo, fazendo com que o nível médio de conhecimento de Linux tenha descido continuamente.

Portanto, ou estas coisas começam a funcionar bem ou então o nível de conhecimento começa a estrangular-se ainda mais!

Sobre o Wayland, não sei porquê mas não acreditei que o desenvolvimento de raiz dito pela Canonical seja 100% verdadeiro. Principalmente por causa das palavras do link que lhe referi. Mas não sei.
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Xterminator » Qua, 6 de Março 2013, 0:06

Eu faço minhas apostas no Wayland, e espero que a Canonical não dê um tiro no pé
pelo menos o Wayland tem nomes de peso em seu desenvolvimento e o Mir?
Lembro me na transição do XF86 para o Xorg, que deu certo justamente por causa dos nomes de peso, que queriam implementar funções novas no XF como composição etc... etc...
e não podiam, o Cara Ketih Packard criou diversas extensões para o X e isto acabou virando o Xserver que a gente conhece hoje, se o Wayland é um projeto da Intel...eu fico com o Wayland já que este trabalha para ela.

Claudio Novais (05-03-2013, 22:46) escreveu:É preciso ter cuidado quando falamos em comunidade. É que desde que o Unity apareceu aconteceu uma coisa à comunidade que eu sempre disse desde o primeiro dia: O nível médio de conhecimento da comunidade foi e está a denegrir-se com o passar do tempo.

Até aparecer o Unity o Ubuntu tinha uma comunidade excecionalmente grande, crescente e inteligente (com conhecimentos de Linux). Desde que o Unity apareceu, a lentidão excessiva fez com que os mais geeks trocassem para sistemas mais leves. Enquanto que os novos utilizadores continuaram a vir por causa da posição da Canonical.

Ora o que está a acontecer? Bons utilizadores que ajudavam os iniciantes foram-se embora; e os novos utilizadores estão aparecendo, fazendo com que o nível médio de conhecimento de Linux tenha descido continuamente.
Spoiler:
Portanto, ou estas coisas começam a funcionar bem ou então o nível de conhecimento começa a estrangular-se ainda mais!

Sobre o Wayland, não sei porquê mas não acreditei que o desenvolvimento de raiz dito pela Canonical seja 100% verdadeiro. Principalmente por causa das palavras do link que lhe referi. Mas não sei.

:troll: Estamos esperando todos de braços abertos, se um dia quiserem voltar, veja só um detalhe que faz uma enorme diferença, no fórum ubuntu-br existe uma seção chamada GNOME, mas eu não me sinto a vontade, passei pelo menos uns 3/4 anos frequentando e respondendo
questões referentes ao GNOME, frequento o fórum desde 2005 quando foi criado, hoje dificilmente eu acesso, pois considero Unity e Gnome-shell coisas distintas, e como minha opção é o gnome-shell eu quando posso respondo algo, mas isto é muito difícil, pois os usuários nunca dizem o que estão usando, quando vejo algo relativo ao GNOME, eu logo penso no GNOME+shell, e na dívida é melhor não responder.
Xterminator

Mensagempor Luis Cardoso » Qua, 6 de Março 2013, 0:41

Claudio Novais (05-03-2013, 22:46) escreveu:É preciso ter cuidado quando falamos em comunidade. É que desde que o Unity apareceu aconteceu uma coisa à comunidade que eu sempre disse desde o primeiro dia: O nível médio de conhecimento da comunidade foi e está a denegrir-se com o passar do tempo.

O problema não foi os mais Geeks desaparecerem, na realidade, foi o aumento destes! O que fez decrescer, foi a saída dos Nerds, esses sim, faziam a coisa andar! E mesmo aqueles que tentaram manter-se fiel, viram os seus addons recusados!

Mesmo eu, que não sou um nerd Nerd, opto por personalizar sessões que supostamente são vistas como pesadas, mas que se revelam bem leves e rápidas! Aboli o Unity, porque não adianta, por mais que tentemos ajudar a resolver o problema, logo logo, a Canonical muda algumas coisas para que surja outro...
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Claudio Novais » Qua, 6 de Março 2013, 0:48

Eu ia dizer nerds, mas como tem um sentido conotativo negativo não usei essa palavra! ;)
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

AnteriorPróximo

Voltar para Notícias