Bem-vindo: Qui, 29 de Maio 2025, 2:04 Pesquisa avançada

AMD publica vários manuais para desenvolvimento de drivers!

Secção dedicada a Noticias! Aqui poderá partilhar todas as notícias relativas ao Ubuntu. No entanto, poderá publicar também notícias sobre software livre em geral: outras distribuições e até conferências

Re: AMD publica vários manuais para desenvolvimento de drive

Mensagempor Claudio Novais » Sáb, 12 de Outubro 2013, 18:50

Já agora, o seu computador tem duas placas de vídeo? Houve uma atualização há uns meses nos drivers proprietários da AMD que acho que melhoravam consideravelmente (dentro das próprias limitações, claro e infelizmente) para esse caso específico, das duas placas de vídeo.
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Diego_Ub » Sáb, 12 de Outubro 2013, 21:32

Sim, Claudio, pelo menos é o que acho, por que ele trabalha assim no Windows: São 2 Placas, uma é a Radeon 6000/7000 Series a outra é uma Radeon 6480g de 1GB, quando o Windows está funcionando com "baixo desempenho" tipo, só internet, musica, ele usa a Redeon 6000... mais quando é algum app pesado ou um jogo, a Radeon 6480g ativa automaticamente, eu já nem testo mais os driver proprietários porque eles não tem a opção "área de trabalho sem cortes" já o que vem no "drivers restritos" do Ubuntu tem essa opção, no entanto se tento instalar um, substitui o outro, e nos dois tem uma falha terrível, não aceita progetor, quando testo até funciona, mais só o esquema de uma tela, e eu uso o de duas, ai vou pro painel e configuro, pede pra reiniciar e quando reinicio, o sistema já inicia em modo texto, e o pior, é irreversível! Eu acho que seria bem mais fácil se fosse só uma placa, mais infelizmente é assim!
Diego_Ub

Mensagempor Rafael Schonberg » Dom, 13 de Outubro 2013, 0:24

Diego_Ub (12-10-2013, 21:32) escreveu:Eu acho que seria bem mais fácil se fosse só uma placa, mais infelizmente é assim!

Se funcionasse era mais simples ainda. :)
O homem não consegue descobrir novos oceanos se não tiver a coragem de perder de vista a costa. — André Gide
Rafael Schonberg

Mensagempor Claudio Novais » Seg, 14 de Outubro 2013, 14:00

@Diego_Ub, na verdade ter duas placas é algo bastante interessante, ou pelo menos uma maneira de poupar bateria é sempre algo benéfico. É que para quem tem um laptop, é óbvio que tem pelo menos algumas alturas em que não está a usar o máximo do computador e tem outras que usa o máximo do sistema. Vendo nesse perspetiva, não faz sentido estar a gastar recursos quando não é preciso e também não é bom ter um sistema demasiado light para casos onde é preciso recursos.

No caso específico da AMD/ATI não sei como funciona no Windows, no Ubuntu de facto tem muitos problemas. Mas no meu caso, que tenho uma nvidia com um sistema híbrido equivalente, eu acho isto muito vantajoso e funciona muito bem. Não funciona exatamente como no Windows, que neste caso tem uma base de dados que distingue automaticamente um jogo que pede recursos de um programa de lazer. Mas funciona igualmente bem. Sempre que eu quero usar a placa da nVidia, para ter melhores recursos disponíveis, eu simplesmente mando utilizá-la!

Por isso, a ideia é ótima e a nvidia tem isso a funcionar mais ou menos com os drivers proprietários e muito bem com software open-source da comunidade, um software chamado Bumblebee e que eu uso! ;)
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Diego_Ub » Seg, 14 de Outubro 2013, 16:24

Pois é Claudio Novais, agora queria saber se esse software funciona com placas amd? será que usando ele com o driver proprietário Radeon 6000/7000 Series meu notebook deixaria de esquentar?
Diego_Ub

Mensagempor marcos.vargens » Qui, 17 de Outubro 2013, 5:19

Infelizmente o Bumblebee só suporta Nvidia no momento.

marcos.vargens

Mensagempor Claudio Novais » Qui, 17 de Outubro 2013, 9:31

É exatamente como o Marcos diz, o Bumblebee foi desenhado exatamente para a tecnologia Optimus, da nVidia. Relativamente à AMD só existe algumas pequenas aproximações a isso, mas bastante menos elegantes.

A solução oficial apenas funciona (e acho que nem é a 100%) nas combinações entre uma placa de vídeo AMD + uma placa de vídeo Intel.

Como você tem duas AMD, não sei se existe alguma solução viável atualmente. :| Mas também não posso dar certezas pois não tenho, felizmente, nenhum hardware AMD.
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor marcos.vargens » Sex, 18 de Outubro 2013, 4:52

Já tentou usar o drive oficial disponível no site da AMD? Ele suporta o modelo da sua placa, deve ter esse recurso.

marcos.vargens

Anterior

Voltar para Notícias