Bem-vindo: Qua, 27 de Novembro 2024, 18:27 Pesquisa avançada

Ubuntu está a considerar passar a ter versões de 2 em 2 anos

Secção dedicada a Noticias! Aqui poderá partilhar todas as notícias relativas ao Ubuntu. No entanto, poderá publicar também notícias sobre software livre em geral: outras distribuições e até conferências

Re: Ubuntu está a considerar passar a ter versões de 2 em 2

Mensagempor Xterminator » Qua, 23 de Janeiro 2013, 18:07

Claudio Novais (23-01-2013, 16:07) escreveu:Xterminator, suporta sim, mas não diretamente ;)

Os Meta-Pacotes produzem exatamente esse efeito! Por exemplo se a determinada altura houver um determinado conjunto de atualizações e há um acrescento/remoção de aplicações, isso pode ser feito simplesmente alterando o pacote do ubuntu-desktop, incluindo novas dependências e acrescentando conflitos.

Não creio que um meta-pacote seria a solução, pois dependências e conflitos são justamente os maiores problemas para qualquer mantenedor de pacotes.
Você teria que explorar todas as possibilidades de conflitos e dependências e mesmo assim quebrar milhares de sistemas, já que você "nunca" vai saber o que o usuário tem instalado na máquina, o que deixaria muitos com uma pulga atrás da orelha sem saber qual o etrago a atualização poderia causar.
Teria que criar uma imagem iso de atualização, com suporte a desfazer as últimas alterações se ocorrerem problemas, e creio que é um processo bem complicado.
Xterminator

Mensagempor Claudio Novais » Qua, 23 de Janeiro 2013, 18:31

hmmm, não sei Xterminator. Em relação a PPAs de terceiros, sim isso era indeterminável. Mas ao nível centralizado, com o PPA da Canonical, creio que isso era uma questão de análise automatizada dos pacotes.

Mas você falou de um ponto interessante: é que um meta-pacote não consegue produzir exatamente uma situação de reverter! Aí para trabalhar com meta-pacotes seria complicado de resolver. Mas lá está, salvo os PPAs de terceiros, não me parece que o problema de ocorrer algo imprevisível exista. Até porque as atualizações passam sempre pela zona de proposed que é testada por muitos utilizadores que gosta de receber primeiro as atualizações.
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor pimentel007 » Qua, 23 de Janeiro 2013, 21:39

Considerando o Ubuntu para telefones inteligentes e tablets, talvez a versão desktop possa aos poucos está ficando em segundo plano para a Canonical, sei lá , é só uma intuição...

Será que ficaria caro pra Canonical lançar esse modelo de 2 em 2 anos no lugar das LTS e manter a versão de 6 em 6 meses? Pois é justamente essa versão semestral que ajuda na divulgação da distro, não deixa ela ser esquecida na mídia especializada em tecnologia.

pimentel007

Mensagempor Claudio Novais » Qua, 23 de Janeiro 2013, 21:45

Isso também é uma ideia muito interessante pimentel007! É que em termos de marketing vai perder muito a Canonical.
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Luis Cardoso » Qua, 23 de Janeiro 2013, 22:14

Finalmente :yeah:
É que 6 em 6 meses lançar uma versão não dava mesmo com nada! Quando estava a apanhar o jeito, vinha mais uma para explorar xD
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor nuno_nunes » Qua, 23 de Janeiro 2013, 22:26

Luis Cardoso (23-01-2013, 21:14) escreveu:Finalmente :yeah:
É que 6 em 6 meses lançar uma versão não dava mesmo com nada! Quando estava a apanhar o jeito, vinha mais uma para explorar xD

Concordo
nuno_nunes

Mensagempor Ivan Pedrozo » Qui, 24 de Janeiro 2013, 4:46

Eu instalei o ubuntu 12.10 logo no dia do lançamento, ao longo da semana percebi tantos bugs que tive a impressão de não ser um sistema bom para se utilizar no dia a dia, claro, que com as atualizações isso vai mudando.

Na minha opinião com um prazo de 2 anos acho que o usuário final receberia um sistema bem mais estável logo no lançamento, sem novas versões em curto prazo seria possível corrigir melhor os bugs da versão atual em utilização, acho que só teríamos a ganhar.
Ivan Pedrozo

Anterior

Voltar para Notícias