Bem-vindo: Qua, 27 de Novembro 2024, 9:23 Pesquisa avançada

Acordo antipirataria está a levar milhares às ruas na Europa

Secção dedicada a Noticias! Aqui poderá partilhar todas as notícias relativas ao Ubuntu. No entanto, poderá publicar também notícias sobre software livre em geral: outras distribuições e até conferências

Acordo antipirataria está a levar milhares às ruas na Europa

Mensagempor Claudio Novais » Dom, 19 de Fevereiro 2012, 16:11

Em Bucareste, capital da Romênia, bandeiras do país se misturavam aos cartazes que pediu ao governo para não endossar o ACTA. Os protestantes se juntaram a milhares de europeus que saíram às ruas, no sábado, em diferentes países para se manifestar contra o ato antipirataria.

Acordo antipirataria leva milhares às ruas da Europa




No último final de semana, milhares de pessoas protestaram contra o ACTA, tratado internacional que pretende fortalecer a legislação de direitos autorais mundo afora. Opositores temem restrições de liberdade e aumento da vigilância na internet. A propriedade intelectual deve ser protegida. Com isso concordam tanto os defensores quanto os opositores do Acordo Comercial Anticontrafação (ACTA, na sigla em inglês), mas a questão de como protegê-la divide a Europa. Milhares de pessoas foram às ruas para protestar contra o acordo internacional antipirataria.

Mais de 25 mil pessoas encararam as baixas temperaturas na Alemanha, enquanto 4 mil búlgaros se mobilizaram na capital Sófia contra o ACTA. Outros milhares, a maioria jovens, protestaram em Varsóvia, Praga, Bratislava, Bucareste, Vilnius, Paris, Bruxelas e Dublin. Os opositores do acordo concebido para fortalecer a legislação relativa aos direitos autorais temem que o tratado restrinja a liberdade para baixar filmes e música de graça, e aumente a vigilância na internet.

Sob a pressão de protestos em peso, a Polônia, a República Tcheca, a Eslováquia e a Letônia suspenderam a ratificação do ACTA. Também falta a assinatura da Alemanha "por razões formais", de acordo com fontes oficiais. Na sexta-feira, dia 10, o Ministério das Relações Exteriores alemão adiou a assinatura do controverso tratado, mas ainda o considera pertinente.

Restrição de liberdades




O objetivo declarado do ACTA é fazer valer os direitos autorais em âmbito internacional. A falsificação de produtos tanto de materiais quando digitais, por exemplo, seria dificultada. Esse é um motivo de preocupação especialmente para os ativistas da rede mundial, pois o ACTA poderia ter como consequência que os provedores de internet fossem obrigados a monitorar em grande escala o conteúdo que transmitem.

Por ser possível identificar cada usuário através de um endereço de IP ou seja, o endereço de identificação de um terminal, poderia surgir um amplo sistema de monitoramento, com consequências imprevisíveis.

"Não nos sentimos mais seguros. A internet era um dos poucos lugares onde podíamos atuar livremente", disse Monica Tepelus, uma dos 300 opositores do acordo reunidos na capital romena, Bucareste. "É inaceitável sacrificar os direitos de liberdade por causa dos direitos autorais", diz Thomas Pfeiffer, líder do Partido Verde em Munique, onde 16 mil pessoas foram às ruas.

Apelo por reforma dos direitos autorais




O ativista alemão Markus Beckedahl também se manifesta contra o ACTA em sua página na internet, Netzpolitik.org. "O acordo é uma decisão com o objetivo de cimentar a lei de direitos autorais existente. Queremos reformar os direitos autorais atuais e adaptá-los à era digital e aos nossos hábitos de uso da mídia."

Se o ACTA for imposto, portais de vídeo populares como o YouTube seriam quase inconcebíveis, consideram os críticos. Por isso, assim como muitos opositores do acordo, Beckedahl apela por uma reforma fundamental dos direitos autorais.

A decisão do governo alemão de não assinar o tratado por enquanto deu aos críticos do ACTA pelo menos "um pouco de tempo", diz Beckedahl. "Mas é claro que preferiríamos que Berlim tivesse reconhecido que não quer assinar o ACTA de maneira alguma."

Enquanto isso, Michael Kretschmer, presidente do grupo de trabalho sobre política da internet do partido alemão CDU, defende o ACTA. "O acordo apenas leva nossa concepção sobre o que é a proteção da propriedade a outras partes do mundo", disse o político à Deutsche Welle. "E a Alemanha tem um interesse e status particulares, quando se trata de proteger a propriedade e os direitos sobre ela." Kretschmer argumenta a favor de se apresentarem os conteúdos mais uma vez, esclarecendo os muitos temores e "alegações infundadas" da crítica.

Longas negociações



As negociações sobre o ACTA estão em curso há anos, remetendo a uma iniciativa dos Estados Unidos e do Japão de 2006. Em outubro de 2011, os governos de oito países, incluindo o Japão e os Estados Unidos, assinaram um acordo com o objetivo de combater o roubo de direitos autorais e de marcas registradas. A assinatura foi saudada como um passo para levar o ACTA adiante.

Para que entre em vigor, o acordo necessita da aprovação do Parlamento Europeu e dos governos dos Estados-membros. Em 26 janeiro de 2012, a União Europeia e 22 de seus 27 Estados-membros assinaram o tratado. A Alemanha foi um dos que ficaram de fora.

As manifestações contra o acordo internacional na Europa continuaram na última segunda-feira. Em Riga, capital da Letônia, cerca de 300 pessoas protestaram. Na última quarta-feira, o país suspendeu a ratificação do ACTA, que já assinara.

Referências:



Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Acordo antipirataria está a levar milhares às ruas na Eu

Mensagempor Miguel Fonseca » Dom, 19 de Fevereiro 2012, 22:01

Espero bem que esta "porcaria" de "lei" não seja ratificada!!!!!

Seria um enorme atentado à Liberdade Individual de todo o cidadão da Europa!

E o que é mais importante? A Liberdade Individual ou os Direitos de Copyright?

Penso que nem sequer pode haver discussão ou dúvida!

Estes "gajos" todos são os maiores hipócritas e criminosos à face da Terra!!
Com tantos Homens, Mulheres e Crianças a morrer à fome, com doenças, sem casa, acesso à Saúde ou à Justiça, estes genocidas pressionam o corrompido Poder Político a investir Biliões (`americana!) de Euros ou Dólares num programa de combate à pirataria para defender a Propriedade Intelectual!
Isto é CRIMINOSO!!! Pois dão mais importância à porcaria de uma Patente que ao facto de existirem Seres Humanos a morrer à FOME neste Planeta!
De existirem Cidadãos Seniores (antigamente eram de terceira idade, mas tinhamos que imitar os americanos!) a receberem reformas de 150 Euros por mês depois de uma VIDA de trabalho! Sem dinheiro para pagarem renda, comida e sem comparticipação por parte do Estado para os CARISSIMOS medicamentos que precisam para continuarem VIVOS devido à doença crónica e debilitante que padecem!

Isto sim, é importante!! Assim como a Liberdade Individual de todo o Cidadão deste Planeta!!!

Não a "porcaria" (para não dizer pior!) das patentes!!!

Nos Estados Unidos da América, condenaram uma Senhora a pagar uma indemnização de vários MILHÕES de Dólares por causa de ter feito o Download de 5 (cinco) músicas!!!!

Acham isto NORMAL?! DECENTE?! Por causa da Propriedade Intelectual?!

Não me entendam MAL, eu acho que essa Propriedade deve ser protegida, mas não esmagando os DIREITOS e LIBERDADES dos Cidadãos!
Muito menos através de "leis" que vão permitir às Autoridades saber o que cada um de nós faz sem limites nem controle!
E, além disso, iria lhes dar o Poder para fechar um Site que falasse mal deles, para retirar dos motores de busca qualquer tópico, notícia, etc que não lhes agradasse!
É o que eles querem fazer! Acreditem! Principalmente depois de eles se terem apercebido do Poder que a Internet tem!
O caso do Egipto ainda os assustou mais! Juntamente com outros e, com facto que devido às Redes Sociais, as pessoas organizam-se e vão para as ruas manifestarem-se dizendo-lhes que não são eles que mandam, mas sim o POVO!!!

Eles querem controlar a Internet de modo a deterem o Poder total sobre as nossas escolhas e a nossa própria vontade.

Ora isto, que eu saiba, não é Democracia!!!

Bem, para variar, já me alonguei!!

Muito mais havia a ser escrito, mas...acho que já dei a minha opinião.

Obrigado pela partilha Cláudio.

Cumps.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Avatar do usuário
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper
 
Mensagens: 2512
Registrado em: 10 Junho, 2011


Voltar para Notícias

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Google [Bot] e 75 visitantes

cron