Bem-vindo: Sáb, 30 de Novembro 2024, 17:36 Pesquisa avançada

Ubuntu 12.04: qual o melhor, 32 bits ou 64 bits?

Secção dedicada a Noticias! Aqui poderá partilhar todas as notícias relativas ao Ubuntu. No entanto, poderá publicar também notícias sobre software livre em geral: outras distribuições e até conferências

Ubuntu 12.04: qual o melhor, 32 bits ou 64 bits?

Mensagempor Luciano Fernandes » Qua, 29 de Fevereiro 2012, 17:41

Boa tarde! Desejo que todas(os) estejam bem :!: :OK:

Postado por Vinícius Vieira

Nos últimos anos, a arquitetura de 64 bits vem evoluindo muito e ganhando mais espaço entre os usuários. O Ubuntu LTS 12.04 “Precise Pangolin” por exemplo, apesar de ter versões 32 bits e 64 bits, é recomendado pela Canonical o seu uso na versão 64 bits, por ser mais rápida e ter menos bugs e problemas.

Confira abaixo o teste de desempenho realizado pela equipe do Phoronix, onde foram postos à prova as versões 32 bits e 64 bits do Ubuntu 12.04, e veja as reais diferenças entre as versões.

O teste foi feito em um Lenovo ThinkPad W510 com Intel Core i7 720QM CPU (quad-core com Hyper Threading), 4GB de RAM, SSD de 160GB Intel e placa de vídeo NVIDIA FX 880M. As versões do Ubuntu 12.04 LTS foram testadas usando a versão 32 bits, a 32-bit com kernel PAE e depois a versão 64 bits.

Com certeza a versão 64 bits superou as 32 em todos os testes. Agora, se você não espera utilizar muitos recursos de sua máquina, sinceramente não irá notar nenhuma diferença.

Caso tenha gostado do post, por favor, prestigie a fonte para este e outros assuntos afins :!: :obrigado: o :ubuntued: agradece sua preferência, volte sempre! ;)

:arrow: ORIGEM CRIACIONAL: #Seja Livre

Vivamos a LIBERDADE com total DIGNIDADE!
"[...] For we can do nothing against the TRUTH, but for the TRUTH..."
Luciano Fernandes
Nuntius Express

Re: Ubuntu 12.04: qual o melhor, 32 bits ou 64 bits?

Mensagempor Claudio Novais » Sáb, 3 de Março 2012, 16:33

Pois a verdade é que em termos de performance nunca senti muito entre 64 bits e 32 bits. Aliás, o que sempre senti sempre foi apenas o inevitável desta arquitetura: enormes gastos de memória.

No entanto, por esses testes, espero ter um sistema que finalmente utilize todo o potencial do meu computador! Obrigado mais uma vez Luciano pelas excelentes contribuições! Um verdadeiro "Nuntius Express"! :yeah:
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Ron Alon » Seg, 5 de Março 2012, 17:35

Tem como eu saber se minha máquina é 32 ou 64 através do terminal ou pelo próprio Ubuntu?

Já descobri!
Vou deixar o link de onde achei aqui para quem tiver esta dúvida também: http://linuxvidalivre.blogspot.com/2010 ... 32-ou.html
Ron Alon
Redator Geekzinho

Mensagempor Luis Cardoso » Seg, 5 de Março 2012, 20:04

ron » 05 Mar 2012, 17:35 escreveu:Tem como eu saber se minha máquina é 32 ou 64 através do terminal ou pelo próprio Ubuntu?

Já descobri!
Vou deixar o link de onde achei aqui para quem tiver esta dúvida também: http://linuxvidalivre.blogspot.com/2010 ... 32-ou.html

Pode também ver essa informação seguindo estes passos: http://ubuntued.info/precisa-de-saber-s ... -ou-64bits
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Miguel Fonseca » Seg, 5 de Março 2012, 20:10

Boas Luís, a indicação que deixaste apenas permite saber a arquitectura do sistema que tens instalado na tua máquina e não que arquitectura ou arquitecturas o teu computador (máquina) permite instalar.

Ou seja, aquilo que o/s teu/s processador/s permitem.

No meu caso, executando o comando que indicaste, diz-me que tenho um sistema operativo (SO) de arquitectura 32 bits.

Se executar o comando que o Ron deixou, aí fico a saber que o meu computador está preparado para sistemas operativos de 32 e 64 bits.

Cumps.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper

Mensagempor Luis Cardoso » Seg, 5 de Março 2012, 20:33

Miguel72 » 05 Mar 2012, 20:10 escreveu:Boas Luís, a indicação que deixaste apenas permite saber a arquitectura do sistema que tens instalado na tua máquina e não que arquitectura ou arquitecturas o teu computador (máquina) permite instalar.

Ou seja, aquilo que o/s teu/s processador/s permitem.

No meu caso, executando o comando que indicaste, diz-me que tenho um sistema operativo (SO) de arquitectura 32 bits.

Se executar o comando que o Ron deixou, aí fico a saber que o meu computador está preparado para sistemas operativos de 32 e 64 bits.

Cumps.

ah, então para isso basta apenas fazer isto:
lscpu | grep "CPU op-mode(s):"

Que, no meu caso, terá como resposta o seguinte:
luis@ubuntu:~$ lscpu | grep "CPU op-mode(s):"
CPU op-mode(s): 32-bit, 64-bit

No entanto se quiser mais informação sobre o CPU, pode executar o comando:
lscpu

luis@ubuntu:~$ lscpu
Architecture: x86_64
Byte Order: Little Endian
CPU(s): 4
On-line CPU(s) list: 0-3
Thread(s) per core: 2
Core(s) per socket: 2
CPU socket(s): 1
NUMA node(s): 1
Vendor ID: GenuineIntel
CPU family: 6
Model: 37
Stepping: 5
CPU MHz: 1200.000
BogoMIPS: 6383.47
Virtualization: VT-x
L1d cache: 32K
L1i cache: 32K
L2 cache: 256K
L3 cache: 4096K
NUMA node0 CPU(s): 0-3
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Miguel Fonseca » Ter, 6 de Março 2012, 2:01

Boas Luís, eu apenas comentei o teu "post", pois segundo o link que deixaste, o Ron ou outro utilizador não conseguiria saber a arquitectura do seu computador, mas sim a arquitectura do SO que teria instalado.

Mas de qualquer maneira, agradeço-te e ao Cláudio por mais umas indicações como proceder em caso de ter essa dúvida, embora não fosse o meu caso. :)

Inclusive, o que o Cláudio referiu já tenho instalado.

Agora a minha dúvida é qual das arquitecturas instalar, quando o Ubuntu 12.04 sair!
A Canonical aconselha o de 64 bits e a minha máquina é compatível, mas, apesar de tudo, ainda existem um série de incompatibilidades com software que só funciona em 32 bits, para não falar dos "bugs" por resolver, alguns deles que parecem só acontecer na arquitectura de 64 bits.

Luís, tu que tens instalada a versão de 64 bits podes deixar aqui o teu parecer?
E elaborares o mesmo baseado em factos e nas tuas experiências na utilização do Ubuntu nesta arquitectura?

Cumps.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper

Mensagempor Miguel Fonseca » Ter, 6 de Março 2012, 2:11

Entretanto Luís, por causa do parâmetro:
é que não consigo instalar através de qualquer máquina virtual nenhum dos novos sistemas operativos! :cry:

Pois a virtualização de hardware é imperativa! :\
Consigo instalar qualquer SO fisicamente no disco em dual ou mais boot, mas não consigo testar nenhum virtualmente.
Poderia testá-los em modo LiveCD, mas como decerto sabes, não é a mesma coisa e, como só tenho 2GB de RAM, também não conseguiria testar muita coisa.

Fica aqui o resultado do mesmo comando que o teu, mas na minha máquina :ups: :

miguelfonseca@miguelfonseca-PC:~$ lscpu
Arquitetura: i686
CPU(s): 2
On-line CPU(s) list: 0,1
Thread(s) por núcleo: 1
Núcleo(s) por soquete:2
ID do fabricante: GenuineIntel
CPU family: 15
Modelo: 6
Stepping: 4
CPU MHz: 2400.000
BogoMIPS: 5601.78
L1d cache: 16K
L2 cache: 2048K

Enfim, enquanto não houver possibilidades ($$$$), é o que se pode arranjar.

Cumps.
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper

Mensagempor Luis Cardoso » Qua, 7 de Março 2012, 0:42

Miguel72 » 06 Mar 2012, 02:01 escreveu:Luís, tu que tens instalada a versão de 64 bits podes deixar aqui o teu parecer?
E elaborares o mesmo baseado em factos e nas tuas experiências na utilização do Ubuntu nesta arquitectura?

Bom, é assim, eu no portátil que estou a usar (não é o do rodapé, esse é que tinha aquela saída que apresentei anteriormente, é um Core i5), tem um Intel Celeron de 64 bit com apenas um núcleo e já tive (por influências do Windows) o Ubuntu 32 bit e agora tenho cá a versão 64 bit. Quando instalei a versão 64 bit, notei que o meu portátil aquecia menos e estava um pouco mais rápido, pois estava a usar todo o seu potencial. O contra, é que o Ubuntu 64 bit, requer mais memória RAM para ter o SO a correr! Porquê? Porque em vez de carregar instruções de 32 bit na memória, este carrega de 64 bit, ou seja, consome +/- o dobro da RAM!

Miguel72 escreveu:
Spoiler:

Entretanto Luís, por causa do parâmetro:
é que não consigo instalar através de qualquer máquina virtual nenhum dos novos sistemas operativos! :cry:

Pois a virtualização de hardware é imperativa! :\
Consigo instalar qualquer SO fisicamente no disco em dual ou mais boot, mas não consigo testar nenhum virtualmente.
Poderia testá-los em modo LiveCD, mas como decerto sabes, não é a mesma coisa e, como só tenho 2GB de RAM, também não conseguiria testar muita coisa.

Fica aqui o resultado do mesmo comando que o teu, mas na minha máquina :ups: :

miguelfonseca@miguelfonseca-PC:~$ lscpu
Arquitetura: i686
CPU(s): 2
On-line CPU(s) list: 0,1
Thread(s) por núcleo: 1
Núcleo(s) por soquete:2
ID do fabricante: GenuineIntel
CPU family: 15
Modelo: 6
Stepping: 4
CPU MHz: 2400.000
BogoMIPS: 5601.78
L1d cache: 16K
L2 cache: 2048K

Enfim, enquanto não houver possibilidades ($$$$), é o que se pode arranjar.

Cumps.

Desde já deixo aqui a saída para este portátil:
CPU(s): 1
On-line CPU(s) list: 0
Thread(s) per core: 1
Core(s) per socket: 1
Model: 15
Stepping: 13
CPU MHz: 1994.906
BogoMIPS: 3989.81
L2 cache: 1024K
NUMA node0 CPU(s): 0

Como vê este não possui virtualização e digo-lhe já que apenas tem 2GB de RAM, no entanto quando estava em Ubuntu 11.04 consegui correr o Ubuntu 11.10 32 bit beta no VirtualBox! Tendo em conta que se tratava de um portátil, até que se aguentava bem a correr o Ubuntu 11.10 virtualizado...
ImagemImagem
Luis Cardoso
Redator

Próximo

Voltar para Notícias