Bem-vindo: Qua, 27 de Novembro 2024, 13:31 Pesquisa avançada

Linguagem de programação da Google ganha versão estável

Secção dedicada a Noticias! Aqui poderá partilhar todas as notícias relativas ao Ubuntu. No entanto, poderá publicar também notícias sobre software livre em geral: outras distribuições e até conferências

Linguagem de programação da Google ganha versão estável

Mensagempor Claudio Novais » Sáb, 31 de Março 2012, 14:47

"Quem desenvolver programas com a Go pode ter a certeza de que eles funcionarão em muitas plataformas e por muitos anos", promete a gigante.

Linguagem de programação da Google ganha versão estável



A Google anunciou o lançamento da primeira versão estável de sua linguagem de programação, que recebeu o nome de “Go”. Ela funciona para Windows, OS X, Linux e FreeBSD, e uma base inicial de suporte para projetos e aplicações também foi criada.

O objetivo, segundo a seção de perguntas frequentes no portal, é oferecer um ecossistema de desenvolvimento que permita rápidas compilações sem, no entanto, abrir mão de facilidade de uso. A companhia de Mountain View diz já estar utilizando a Go em uma série de projetos internos, o que inclui o servidor que hospeda o site da linguagem.

“O prioridade para a Go é a estabilidade. Pessoas que desenvolverem programas com ela podem ter a certeza de que eles funcionarão em muitas plataformas e por muitos anos sem sofrer quaisquer mudanças”, afirmou Andrew Gerrand, engenheiro da gigante. “Mesmo os autores que escreverem livros sobre a linguagem não precisam se preocupar, pois as explicações e os exemplos ajudarão os leitores por um longo tempo.”

Gerrand ressaltou que o primeiro modelo não chega a ser um grande lançamento, já que há bastante tempo a linguagem vem sendo construída. Ele, no entanto, serve como uma estrutura para a forma como é utilizado no presente e como um ponto de partida para o futuro. Ainda assim, algumas alterações em relação à versão anterior foram providenciadas, como novos pacotes para a biblioteca e alguns truques para a organização de itens.

A Go é completamente compatível com o Google App Engine SDK, que foi relançada de forma a tirar vantagem dos recursos da nova linguagem. Segundo reportagem do portal The Inquirer, a Google quer transpor linguagens complexas como Python e Ruby em algo bem mais simples, o que ajudaria na evolução de seu App Engine.

Vídeo Demonstrativo da Linguagem




Artigo original:



Imagem
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Linguagem de programação da Google ganha versão estável

Mensagempor Davysson Silva » Dom, 1 de Abril 2012, 2:16

Será que no futuro eles integraram a linguagem com o android?
Avatar do usuário
Davysson Silva
 
Mensagens: 933
Registrado em: 14 Junho, 2011

Re: Linguagem de programação da Google ganha versão estável

Mensagempor Claudio Novais » Dom, 1 de Abril 2012, 2:23

Davysson, aqui está a reposta oficial (mas já com dois anos de idade):
The Go Programming Language Blog escreveu:Are there plans to support Go under Android?
Both Go compilers support ARM code generation, so it is possible. While we think Go would be a great language for writing mobile applications, Android support is not something that's being actively worked on.

Em todo o caso, se a Google isto "Quem desenvolver programas com a Go pode ter a certeza de que eles funcionarão em muitas plataformas e por muitos anos" acho que, se ainda não existe material pronto, mais tarde ou mais cedo será possível! ;)
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Linguagem de programação da Google ganha versão estável

Mensagempor Bitetti » Seg, 2 de Abril 2012, 13:16

Continuo achando q esse projeto vai se juntar ao Google Gravieyard.
Como outros projetos boms como o O3D tiveram boas expectativas e um fim rápido.

Como sintaxe ela "não fede e não cheira" mesmo em sua proposta de simplificar a vida do programador. A Google já tem a Native Client engatilhada e com um grupo bom de entusiastas (checo todo dia o Google Groups deles), o Android tem sua base Java (eficiente mais chata demais) que já suporta algumas coias em C++.

Sinceramente pra que ficar expandindo a fronteira da Babilônia? Microsoft tentou empurrar suas linguagens pro mundo e como resultado só nos sobrou dor de cabeça ao fazer manutenção de código legado.
Avatar do usuário
Bitetti
 
Mensagens: 875
Registrado em: 03 Janeiro, 2012
Localização: São Paulo


Voltar para Notícias

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 88 visitantes