Bem-vindo: Qua, 27 de Novembro 2024, 16:21 Pesquisa avançada

Parlamento europeu rejeita proposta do ACTA

Secção dedicada a Noticias! Aqui poderá partilhar todas as notícias relativas ao Ubuntu. No entanto, poderá publicar também notícias sobre software livre em geral: outras distribuições e até conferências

Parlamento europeu rejeita proposta do ACTA

Mensagempor Ron Alon » Qua, 4 de Julho 2012, 16:44

Os protestos contra o tratado antipirataria ACTA (Acordo Comercial Anticontrafação) surtiram efeito. Nesta quarta-feira (4), o parlamento europeu rejeitou o projeto que visava impor barreiras aos usuários da internet. De acordo com críticos, o ACTA ameaçava a liberdade individual dos internautas.

Ao todo, 478 parlamentares europeus votaram contra o tratado. Apenas 39 votos foram a favor e 165 parlamentares optaram pela abstenção. Só os políticos mais conservadores votaram a favor da continuação do ACTA. No próprio plenário da reunião em Estrasburgo (França), parlamentares levantavam cartazes contra o tratado.

O resultado acaba com qualquer possibilidade da União Europeia adotar as medidas propostas pelo tratado. Em janeiro, o ACTA havia sido assinado por 22 dos 27 membros da União Europeia. O ponto mais polêmico do tratado era relacionado à possibilidade das provedoras de internet divulgarem o IP de suspeitos de realizar downloads ilegais.

A possibilidade da aprovação do projeto gerou protestos de ativistas nos últimos três anos. O mais recente ocorreu no dia 9 de junho na Alemanha, Bélgica, Àustria e outros países.

O que é o ACTA

O ACTA (Acordo Comercial Anticontrafação) é um tratado que visa proteger os direitos de propriedade intelectual da internet. O acordo busca estabelecer padrões entre países para o combate à pirataria na web. Porém, algumas propostas do acordo geraram polêmica desde o início do tratado, em 2007.

Críticos acreditam que o ACTA poderia acabar com a liberdade na internet e também ajudar na hegemonia dos países desenvolvidos sobre os países em desenvolvimento. Agora com a derrota na Europa, o projeto sofre o maior revés desde a sua criação.

Fonte:UOL Tecnologia
Ron Alon
Redator Geekzinho

Re: Parlamento europeu rejeita proposta do ACTA

Mensagempor Davysson Silva » Qua, 4 de Julho 2012, 18:36

Finalmente uma boa notícia. Agora o que mais me surpreende é que o tratado começou em 2007 e só ouvimos falar dele a pouco tempo, quais tipos de tratados existem por ai e não sabemos?
Davysson Silva

Mensagempor Claudio Novais » Qui, 5 de Julho 2012, 16:17

Uma notícia muito boa, no entanto, tenho de frisar algo que me revolta: Vital Moreira, um eurodepotado português, votou sim!

Acho inacreditável este tipo de situações. Eu nem sei de que partido ele é, mas tenho a certeza que não representou o povo que elegeu o partido dele que, por conseguinte, o pôs lá no parlamento europeu. É triste ver-mos políticos não a representarem o povo mas sim a representarem empresas.
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor nuno_nunes » Seg, 16 de Julho 2012, 8:55

Pois eles estão a tirar a nossa liberdade de expressão pela net :S
nuno_nunes

Voltar para Notícias