Quatro meses depois da publicação do Ubuntu12.04, eis a publicação oficial da primeira versão de manutenção: o Ubuntu 12.04.1 LTS Precise Pangolin. Esta versão não tem praticamente nada de novo, apenas tem o objetivo de juntar todas as atualizações que decorreram até ao momento (já que estavam na ordem dos centenas de megabytes) para evitar que o sistema fique com restos de ficheiros das atualizações.
Para fazer download desta nova versão visite a página seguinte:
Basicamente esta primeira versão de manutenção tem todas as atualizações de segurança que foram publicadas, o que significa que de uma forma geral, se você tem o Ubuntu 12.04 instalado e atualizado então tem praticamente o Ubuntu 12.04.1 instalado, uma vez que as versões dos pacotes são as mesmas.
Apesar disso, nesta versão 12.04.1, foi incluída uma pequena novidade que é o Cloud Archive, que oferece aos utilizadores a habilidade de executar uma edição LTS do Ubuntu enquanto se mantêm atualizados com as últimas versões da plataforma de cloud OpenStack. Uma outra novidade desta versão é o facto de haver novas compatibilidades de hardware, mais concretamente a versão ARM do Ubuntu Server agora é compatível com Calxeda ECX-1000 SOCs, ou seja, a Canonical está a investir forte nos servidores de alta densidade de CPU e de baixo custo de energia.
Será que devo instalar o Ubuntu 12.04.1?
Provavelmente você perguntou-se sobre isto, certo? Bom, antes de mais, se você não tem o Ubuntu instalado ou tem um Ubuntu antigo, anterior ao Ubuntu 12.04, então sem dúvida que você deve experimentar este novo Ubuntu, uma vez que tem muitíssimas correções.
Em todo caso, se você tem instalado o Ubuntu 12.04 e o tem atualizado, então não necessita de instalar o Ubuntu 12.04.1. Se se o fizer apenas terá uma vantagem: ficará com um sistema limpo uma vez que vai fazer uma formatação e instalação limpa. De resto, o sistema será exatamente igual uma vez que as versões dos pacotes são as mesmas.
Notas de lançamento
Quer saber mais concretamente todas as notas de lançamento? Clique nos dois links seguintes: