O Enlightenment E17 constitui um trabalho de total reescrita da antiga versão E16 do ambiente de trabalho. Ele foi desenvolvido para ser leve e simples e ainda assim incluir todas as partes e recursos de um ambiente completo, consistindo em um gerenciador de composição de janelas, elementos comuns da área de trabalho, como um painel e área de notificação, seu próprio gerenciador de arquivos e um sistema para gerenciar áreas de trabalho virtuais. O E17 oferece uma larga gama de efeitos de composição como sombras, animações e transições.
Ao falar com a imprensa sobre este lançamento, o líder do projeto Carsten Rasterman Haitzler afirmou que em certos momentos a velocidade de resposta da renderização surpreendeu até mesmo a equipe de desenvolvimento. Isso também foi reconhecido pela Samsung que usa o E17 e as bibliotecas Enlightenment Foundation Libraries (EFL) para alguns de seus produtos móveis, como o Tizen, devido à flexibilidade e desempenho da tecnologia.
O código-fonte para o primeiro alpha do Enlightenment E17 pode ser baixado do web site do projeto e está licenciado sob uma licença BSD de duas cláusulas.