Quem você está esperando?
Você está esperando Papai Noel e, também, a segunda edição da Revista LibreOffice Magazine? Ficará surpreso, pois ela chegou primeiro que o Bom velhinho. Depois da primeira edição, que saiu graças a um grupo de voluntários que resolveu colocar a mão na massa e encarar algumas horas extras e sem renumeração, em atividades diferentes de sua rotina diária, estamos presenteando todos com a edição de dezembro.
Com o lançamento da revista descobrimos que ela estava sendo aguardada. E por causa disso, a adrenalina subiu, e foi muito bom sair à caça de pessoas que possam colaborar, com a atual e as futuras edições, falando de Software Livre e código aberto, de iniciativas livres, inclusão digital, além é claro, do LibreOffice.
Nessa edição, há um tutorial bastante completo sobre fotos panorâmicas. E sobre a inteligência do seu negócio ou melhor, Inteligência Empresarial podemos dar uma dica apresentando o Pentaho, que promete ser assunto nas próximas edições.
Sobre o ponto de vista de governos apresentamos dois casos. O primeiro, é um caso de sucesso da cidade de Guarulhos em São Paulo. A administração da cidade desenvolveu uma distribuição baseada no Debian/Ubuntu, chamada Guarux, para sanar suas necessidades de utilização de Software Livre em seus órgãos administrativos, como também no trabalho de Inclusão digital, ponto forte da cidade. O segundo caso, é muito interessante para a sociedade em geral pois o governo federal, esta disponibilizando uma ferramenta para que qualquer pessoa possa encontrar facilmente dados e informações sobre temas como saúde complementar, sistema de transporte, segurança pública, indicadores de educação, gastos governamentais e por ai vai. Quem nos conta o começo de tudo são jovens participantes do chamado time de dados abertos. Sobre o Zimbra, temos a continuação do artigo, agora com tutorial sobre instalação e configuração.
E falando de LibreOffice temos um artigo da Cooperativa de Consumo que é uma evidência de como Software Livre entra na " veia" . Por necessidade, começaram a utilizar o pacote de escritório quando ainda era OpenOffice.org. Foi necessário dar treinamentos presenciais para seus colaboradores e a medida que seu parque computacional foi aumentando, passaram a trabalhar em rede e, os treinamentos foram disponibilizados pela internet. E depois de um tempo, disponibilizados para qualquer cidadão.
Outro artigo motivador e o que fala do uso do LibreOffice como coadjuvante do TuxPaint, na alfabetização de alunos. E saiba o que aconteceu com duas cidades na Alemanha quando resolveram migrar para o OpenOffice/LibreOffice. E há um tutorial matador, que tenho certeza que vai agradar aos estudantes que tem que apresentar o famoso TCC, utilizando-se das normas da ABNT. E mais dicas sobre o nosso motivador: LibreOffice.
E se depois de ler a revista, sentir vontade, ajude-nos a continuar oferecendo conteúdo sobre o mundo livre a todos os leitores. Colabore, escrevendo e divulgando.
Desejamos que o Papai Noel traga muitos presentes, mas se não for possível, ganhe conhecimento. Não custa nada e só multiplica suas possibilidades.
Boa leitura!.
Vera Cavalcante
Faça Download aqui: