O trabalho foi feito por um desenvolvedor empregado pela Novell, empresa por trás do openSUSE, Michael Meeks. A ideia é rejuvenescer o visual da suíte de escritórios com um recurso bem conhecido dos usuários do Firefox: o personas. Em vez de uma repaginação total e imediata da interface dos programas, o desenvolvedor propôs e implementou o suporte a esse recurso tão interessante do navegador da Mozilla.
E não, a novidade não é para ser lançada um dia. Ela tem data marcada para ser lançada: junto com a versão 4 do LibreOffice, que deve ser lançada no próximo mês. A implementação é tratada como recurso atrasado para o lançamento e de acordo com as mensagens da lista de discussão os testes feitos pelos desenvolvedores do projeto estão a todo vapor.
A alteração visual foi planejada para funcionar da seguinte forma: o usuário vai em ferramentas > opções > personalização > selecionar personas. Ele será levado para a página do personas no navegador padrão do sistema. Após escolher o tema desejado, o usuário precisará copiar o link e colar na caixa de diálogo que foi aberta no LibreOffice. Após clicar em ok o novo tema será aplicado.
Embora o recurso apresentado por Meeks não é a repaginação esperada por todos, não é exagero dizer que o uso do Personas na suíte de escritórios da TDF pode dar um up na personalização e no visual em si. Sendo apresentado de forma tão tardia, será que o novo recurso consegue ser aprimorado e estabilizado já para a versão 4? Esperamos que sim.