O Fedora 18 Spherical Cow foi finalmente oficializado como versão final! 70 dias após o prazo inicialmente estipulado (ver mais aqui), eis que a versão final do Fedora 18 é apresentada ao público.
O Fedora 18 conta com várias melhorias, das quais se destacam novas interfaces de instalação e atualização. Para ver a lista completa consulte esta página.
De acordo com as notícias oficiais publicadas pela equipa, todos estes atrasos e adiamentos ocorreram para melhorar o instalador Anaconda e o novo utilitário chamado Fedup, que é a nova aplicação para atualizar o Fedora.
Uma das características mais importantes do Fedora 18 é a compatibilidade completa que ele traz com sistemas UEFI, algo que aconteceu também com o Ubuntu 12.10 (um dos maiores motivos de se usar o Ubuntu 12.10 é ter o suporte UEFI). O Fedora 18 pode ser instalado em sistemas UEFI não só com o UEFI desligado mas também com o UEFI ligado.
Relativamente a características dos programas/pacotes que o Fedora 18:
- Linux Kernel 3.6.11 – Como é um Kernel bastante atual, traz um conjunto vasto de novos drivers;
- X.org X Server 1.13.1 ;
- Gnome 3.6.2
- Firefox 18;
- LibreOffice 3.6.3.2;
- Shotwell 0.13.1;
- Thythmbox 2.98;
- Totem 3.6.3;
Tal como é comum nas distribuições Fedora, não existe software não-livre (non-FOSS). Isto tudo é muito bonito para quem é adepto de sistemas totalmente livres, no entanto pode não ser nada agradável para utilizadores finais, visto que não traz por exemplo o Adobe Flash instalado. Para quem precisar, instruções de instalação do flash aqui.
A versão padrão do Fedora 18 traz o Gnome-shell instalado e tem um tamanho de sensivelmente 900MB. No entanto, também existe versões alternativas do Fedora 18, nomeadamente:
- Fedora 18 KDE SPIN, que é uma imagem de sensivelmente 800MB;
- Fedora 18 LXDE Spin, que é a versão mais pequena, com pouco mais de 600 MB; e
- Fedora 18 Xfce Spin, com quase 700MB;
Download do Fedora 18
Como o Fedora 18 é disponibilizado em várias versões e para diferentes arquiteturas, criei esta pequena tabela para agilizar o acesso às imagens: