Bem-vindo: Qua, 27 de Novembro 2024, 18:45 Pesquisa avançada

O publicado o KDE 4.10 rc3

Secção dedicada a Noticias! Aqui poderá partilhar todas as notícias relativas ao Ubuntu. No entanto, poderá publicar também notícias sobre software livre em geral: outras distribuições e até conferências

O publicado o KDE 4.10 rc3

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 22 de Janeiro 2013, 15:15

Após um atraso na data final de lançamento para acomodar mudanças de última hora, os desenvolvedores do KDE acabam de lançar o terceiro RC (Release Candidate) para o KDE 4.10. A despeito de problemas maiores que possam vir a ocorrer, essa deve ser o último Release Candidate antes do lançamento da versão definitiva do KDE 4.10.

Os desenvolvedores do KDE estão encorajando uma grande participação por parte da comunidade para a bateria de testes desta última versão de avaliação para o KDE 4.10, e deixou instruções claras sobre como configurar esse ambiente de desktop --- seja via live CDs, máquinas virtuais ou em instalações físicas já existentes ---, oferecem pontos específicos para testes, e como reportar os problemas que porventura vierem a aparecer.

É importante destacar que o KDE 4.10 faz muito mais uso da tecnologia Qt Quick do framework Qt. Para quem não conhece, o Qt Quick é um sistema que utiliza uma linguagem declarativa para definir interfaces de usuário. Atualmente, boa parte dos widgets do Plasma Workspaces como o system tray, o pager, as notificações, informações sobre o tempo e a calculadora (só para citar alguns) já fazem uso dessa tecnologia.

O código fonte do KDE 4.10 RC3 está disponível para download sob várias formas de licenciamento de código aberto.

Fonte: Heise Online (em Inglês)

Referências:

Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Re: O publicado o KDE 4.10 rc3

Mensagempor Ron Alon » Ter, 22 de Janeiro 2013, 15:20

Eu acho ele bonito parado. Mas quando mexo nele, é feio. :(
Ron Alon
Redator Geekzinho

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 22 de Janeiro 2013, 15:32

Ele através deste vídeo convenceu-me! Sem dúvida!

Mas, tal como o Ron diz, quando se abre as janelas, não é simples, elementar, como os sistemas Gnome. :|
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor ronan.azarias » Ter, 22 de Janeiro 2013, 16:13

Ronan não usa KDE...e nem ta muito afim...
Editado pela última vez por ronan.azarias em Ter, 22 de Janeiro 2013, 16:13, em um total de 1 vez.

ronan.azarias

Mensagempor miles_maverick » Ter, 22 de Janeiro 2013, 16:13

Claudio Novais (22-01-2013, 14:32) escreveu:Ele através deste vídeo convenceu-me! Sem dúvida!

Mas, tal como o Ron diz, quando se abre as janelas, não é simples, elementar, como os sistemas Gnome. :|

:?: Está a falar do tema visual :?:
miles_maverick

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 22 de Janeiro 2013, 17:06

Não, estou a falar do excesso de opções que as janelas do KDE têm. O pessoal do KDE tem uma filosofia de usabilidade um pouco pesada, no sentido de trazer sempre muitas opções. E sinceramente eu não gosto disso. Acho as janelas demasiado carregadas/pesadas. Precisavam de algo mais fresco/leve/discreto.
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor miles_maverick » Ter, 22 de Janeiro 2013, 17:26

Claudio Novais (22-01-2013, 16:06) escreveu:Não, estou a falar do excesso de opções que as janelas do KDE têm. O pessoal do KDE tem uma filosofia de usabilidade um pouco pesada, no sentido de trazer sempre muitas opções. E sinceramente eu não gosto disso. Acho as janelas demasiado carregadas/pesadas. Precisavam de algo mais fresco/leve/discreto.

A maior diferença entre o Gnome e o KDE é essa, é a filosofia. Enquanto que no Gnome permanece a ideia de que "Menos é mais" oferecendo um Ambiente simples, e o KDE permanece a ideia de que "Mais é mais" oferecendo bem mais opções.
miles_maverick

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 22 de Janeiro 2013, 17:32

Exato. Não critico, para muita gente o KDE é excelente. Não me tomem a mal, mas sinceramente acho que o KDE é feito por nerds para nerds. Não leve a palavra "nerd" como insulto, mas sim como uma característica, uma filosofia de vida.

Mas a verdade é mesmo esta. Eles sobrecarregam o KDE com opções que apenas interessam a quem quer perder um tempo enorme a personalizar o ambiente. Tudo isto seria bom, se se separassem esse conjunto de funcionalidades em opções avançadas. Mas não, juntam tudo e o resultado na minha opinião é uma "salada russa" que não me atrai.
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor miles_maverick » Ter, 22 de Janeiro 2013, 17:38

Claudio Novais (22-01-2013, 16:32) escreveu:Exato. Não critico, para muita gente o KDE é excelente. Não me tomem a mal, mas sinceramente acho que o KDE é feito por nerds para nerds². Não leve a palavra "nerd" como insulto, mas sim como uma característica, uma filosofia de vida.

Mas a verdade é mesmo esta. Eles sobrecarregam o KDE com opções que apenas interessam a quem quer perder um tempo enorme a personalizar o ambiente. Tudo isto seria bom, se se separassem esse conjunto de funcionalidades em opções avançadas¹. Mas não, juntam tudo e o resultado na minha opinião é uma "salada russa" que não me atrai.

¹ Ao menos o KDE do Ubuntu 10.04 tinham as opções separadas em pessoais e avançadas, mas hoje tiraram essa divisão

² Não levo a mal não, mas o KDE foi feito para quem quer um ambiente totalmente personalizado. O KDE 3.5 (Hoje Trinity) era mais cheio ainda e não tinha quase nenhuma divisão...

Eu gosto do KDE sim, mas às vezes uso o Gnome mais pela simplicidade... O KDE é um pouco complexo, mas logo que se acostuma, ele não é mais tão desafiador.
miles_maverick

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 22 de Janeiro 2013, 17:44

É complexo, sim. Mas não o acho complexo de dificil. Acho-o complexo apenas por trazer muitas coisas juntas. E acho que acima de tudo é isto que o torna um pouco odiado.

Eu não gosto dele, admito. Mas adoro ver os ambientes KDE. Aliás, já o disse várias vezes quando o Igor partilha ambientes de trabalho dele! Gosto muito daqueles ambientes, mas aquelas janelas pesadas (cheias de opções) não são para mim. E acho sinceramente que não são para a maioria das pessoas.

No geral as pessoas querem coisas simples/leves/elegantes. E o KDE não sabe apresentar isso. Quando souber arrisco-me a ir para ele. Ah e mais: adoraria ver o Gnome com metade da estética do KDE. Não só é algo leve para o que apresenta como é algo muito bem trabalhado ao nível de transparências.
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Próximo

Voltar para Notícias