Bem-vindo: Sáb, 30 de Novembro 2024, 18:37 Pesquisa avançada

GNOME e o novo modelo de segurança para aplicações desktop

Secção dedicada a Noticias! Aqui poderá partilhar todas as notícias relativas ao Ubuntu. No entanto, poderá publicar também notícias sobre software livre em geral: outras distribuições e até conferências

GNOME e o novo modelo de segurança para aplicações desktop

Mensagempor Claudio Novais » Qui, 7 de Fevereiro 2013, 19:37

Durante a GNOME Developer Experience Hackfest na FOSDEM 2013 muita coisa foi discutida sobre o futuro do GNOME, inlcuindo a recomendação de JavaScript como uma das linguagens preferenciais para a criação de aplicativos. Há um outro destaque, herdado da experiência com os aplicativos mobile: alguns desenvolvedores planejam um sistema de empacotamento de apps com uma espécie de sandbox e permissões para uso das funções, levando aos aplicativos desktop as restrições hoje comuns no mundo dos smartphones e tablets.

Se a ideia for mesmo adotada, os aplicativos ficariam num "pacote" com todo o conteúdo necessário, incluindo bibliotecas e arquivos de dados. Um arquivo manifest seria responsável por indicar as bibliotecas de dependência a nível de sistema, o que limitaria no pacote o conjunto de funções e APIs que os aplicativos podem acessar, tornando-os mais seguros.

Eles também não teriam acesso completo ou irrestrito ao sistema de arquivos dos usuários: um sistema de permissões seria aplicado. Implícito, no entanto, não intrusivo. Por exemplo, o app só receberia a imagem capturada da câmera quando o usuário realmente tirasse a foto (e não a qualquer momento). Um determinado arquivo na pasta Home só poderia ser salvo pelo app quando o usuário confirmasse clicando no botão Salvar. A experiência não seria tão diferente da atual, mas por trás da tela as coisas seriam mais seguras: sem a permissão o app não conseguiria criar nem alterar dados nas pastas dos usuários.

Um "portal" forneceria métodos de comunicação entre os apps, permitindo a troca de dados entre os mesmos - algo parecido com os intents do Android ou com o compartilhamento pela barra de charms no Windows 8.

O modelo de segurança para os apps do GNOME ainda está sendo debatido, sendo boa parte das ideias apenas um conceito. Essa mudança de paradigmas a nível de desktop deverá trazer ainda mais polêmicas para o GNOME, já que irá alterar o modo como os usuários estão acostumados a lidar com os aplicativos desktop, área até então tida como separada do mundo dos tablets e smartphones. Tudo parece caminhar para uma convergência.


Referências:



Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Voltar para Notícias

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 65 visitantes