A última versão do Chakra Linux traz o KDE 4.10, lançado recentemente, para os usuários da distribuição GNU/Linux baseada no Arch Linux. Chakra Linux 2013.02, de codinome "Benz" , também inclui atualizações para as ferramentas da própria distribuição, tais como seu assistente de instalação e seu tema. Chakra foi originalmente destinado a fornecer um live CD que permitiu a captação fácil por novos usuários, mas ainda mantém as raízes poderosas e a extensa seleção de pacotes do Arch. A distribuição pode ser instalada e fornece um desktop Linux moderno, embora ainda seja baseada no Arch Linux, que agora usa seus próprios repositórios.
A atualização do KDE (veja mais informações sobre o KDE4.10 aqui) em "Benz" introduz melhorias a Nepomuk engine; outras mudanças incluem uma mudança de MySQL para MariaDB na seleção de pacotes padrão. A distribuição inclui o kernel Linux 3.7.6, que inclui uma solução que evita danos a uma série de computadores portáteis da Samsung que incluem um bug potencialmente fatal em seu firmware UEFI. A imagem live CD introduz gfxboot e, portanto, oferece mais opções de idiomas e layouts de teclado.
Como uma suíte de escritório, Chakra inclui Calligra 2.6, que foi lançado no início do mês; O LibreOffice 3.6.5 está disponível a partir de repositórios da distribuição. Chakra 2013.02 traz o browser Rekonq como seu navegador padrão, mas o Firefox 18.0.2 e Chrome 24.0.1312.68 podem ser instalados manualmente. A instalação do pacotes é feita pela linha de comando, através da ferramenta pacman ou através de um instalador gráfico, chamado Akabei, que está em desenvolvimento e atualmente em estágio alpha. Uma lista detalhada de todas as alterações está disponível nas notas de lançamento.
Chakra 2013.02 "Benz" está disponível como uma imagem de DVD para sistemas 32 e 64 bits a partir do site oficial. A imagem live CD é de aproximadamente 1,6 GB.
Com informações de Chakra Linux e The H Online