Os novos eventos online vão incluir toda a programação do evento físico, como palestras, sessões plenárias e palestras relâmpago. Bacon diz que as mudanças vão oferecer um processo mais aberto e transparente, "otimizado para os participantes on-line" como todas as sessões serão gravadas e a qualidade das gravações deve ser maior do que "um único microfone e câmera" gravando as reuniões físicas do UDS.
Entre as razões dadas para a mudança foram o desejo de atender a essas pessoas que não puderam se deslocar fisicamente para onde os UDS estavam sendo realizados e para permitir a participação de especialistas nos projetos relacionados com a nuvem. Bacon diz que a Canonical também queria ver a comunidade ao redor de toda as discussões, acontecendo mais do que a cada seis meses. A Canonical não mencionou quanto tempo e dinheiro seriam economizados por mudar para um formato online de evento.
Bacon diz que um "nível fantástico de interesse no recente anúncio do telefone e tablet" levou a Canonical a executar um evento UDS online em 5 e 6 de março, dois meses antes da data tradicional do UDS. Nas páginas da UDS de março de 2013 ainda não tem informações de agenda, mas de acordo com o anúncio, haverá quatro canais, Client, Server, Cloud, Comunidade e desenvolvedores de aplicativos, com dois fluxos por canal e, potencialmente, oito tópicos simultâneos sendo discutidos no UDS. O evento ocorrerá dois meses antes da versão final do Ubuntu 13.04, Raring Ringtail. Depois disso, em maio, mais UDS on-line serão realizados, substituindo o evento previamente agendado para Oakland, planejado para o Ubuntu 13.10. A Canonical irá "rever o sucesso" dos acontecimentos e decidir se quer continuar com o formato online.
Entretanto, um dos temas principais da UDS que ocorre no dia 5 e 6 de março será sem dúvida o tema da versão Rolling Release do Ubuntu, tal como foi dito pelo Jono Bacon na discussão apresentada neste link.