O Twitter acaba de anunciar a liberação do código de sua biblioteca Java da API de streaming. O Hosebird Client (hbc) suporta OAuth e reconexões automáticas com períodos de espera apropriados; o Twitter revela que o projeto tem sido "exaustivamente testado em produção" por suas equipes internas.
A biblioteca é em duas partes: hbc-core e hbc-twitter4j. O módulo hbc-core puxa as mensagens reais da API e implementa uma fila de mensagens que os aplicativos de consumo podem pesquisar por tweets. O segundo módulo permite que os usuários pluguem o modelo de dados Twitter4J na biblioteca core para fazer o parse dos tweets e exibi-los nos aplicativos dos usuários finais.
O Hosebird é capaz de utilizar a compressão gzip e pode acessar cargas brutas de bytes também. O Twitter também afirma que o Hosebird oferece "estatísticas relevantes". A página GitHub inclui instruções sobre como começar a utilizar a biblioteca. Depois de configurar as informações de conexão e criar um cliente para receber as mensagens com o ClientBuilder, os desenvolvedores recebem um stream ao compilar o código de exemplo e passar as credenciais de acesso e token para o Maven. O arquivo README no GitHub em seguida entra com mais detalhes sobre como lidar corretamente com a autenticação OAuth e como trabalhar e filtrar o stream firehose. O código de exemplo para este caso também é fornecido.
O Hosebird Client é liberado sob a licença Apache 2.0 e foi escrito por Steven Liu e Kevin Oliver.