Bem-vindo: Qua, 27 de Novembro 2024, 16:38 Pesquisa avançada

Canonical anuncia seu próprio servidor gráfico e mudanças

Secção dedicada a Noticias! Aqui poderá partilhar todas as notícias relativas ao Ubuntu. No entanto, poderá publicar também notícias sobre software livre em geral: outras distribuições e até conferências

Canonical anuncia seu próprio servidor gráfico e mudanças

Mensagempor nuno_nunes » Ter, 5 de Março 2013, 14:13

Canonical anuncia seu próprio servidor gráfico e mudanças no Unity

Confirmando vários rumores que rolavam pela internet a algum tempo, a Canonical anunciou hoje que está desenvolvendo seu próprio servidor gráfico, que substituirá o X nas próximas versões do Ubuntu.

O novo servidor se chama Mir, e foi anunciado por Oliver Ries, chefe de estratégia de produtos de engenharia da Canonical. Oliver também anunciou uma mudança considerável para o Unity, que agora passará a ser desenvolvido em QT/QML e dirá adeus ao Compiz.

Ubuntu está dizendo adeus ao Compiz, finalmente

A mudança foi necessária porque, segundo Jono Bacon, os atuais servidores gráficos não suprem as necessidades de convergência do Ubuntu. O trabalho no novo servidor gráfico começou em julho do ano passado, e a empresa está trabalhando com as fabricantes de hardware para que os drivers de vídeo proprietários funcionem já na sua primeira versão estável.

Vale lembrar que o Mir não é baseado no X, atual servidor gráfico do Ubuntu, ou no Wayland. Ele foi escrito do zero.

Objetivos do Mir

Segundo o wiki o projeto, esses são os objetivos do novo servidor gráfico:

Funcionalidades bem definidas
Apenas serão adicionadas funcionalidades necessárias para o Ubuntu, permitindo um código mais limpo e otimizado. A performance deve melhorar consideravelmente com isso.

Testes, testes e mais testes
O servidor será testado o máximo possível, para ter certeza de que ele irá simplesmente funcionar.

Versatilidade e flexibilidade
O servidor será facilmente adaptável e portável para diferentes dispositivos, de forma que o Mir poderá ser usado em televisões, celulares, computadores e outros aparelhos.

Para uma lista completa de objetivos e maiores informações sobre o servidor gráfico, acesse a página dele no wiki do Ubuntu.

Página do Mir no wiki do Ubuntu

Quando ele estará disponível?

Devemos ter a primeira demonstração usável do Mir e do Unity usando QT ainda esse mês, e segundo a wiki do projeto, o Mir também irá substituir o servidor gráfico do Ubuntu Touch, que atualmente usa o SurfaceFlinger do Android.

A versão final de ambos os produtos deve estar pronta na próxima LTS do Ubuntu, em 2014, quando também teremos a versão final do Ubuntu Touch, mas aparentemente o Ubuntu 13.10 já irá utilizar os novos produtos.

Fonte: Br-Linux e Ubuntu-BR-SC

nuno_nunes

Re: Canonical anuncia seu próprio servidor gráfico e mudança

Mensagempor pontonulo » Ter, 5 de Março 2013, 14:20

finalmente :venia:

pontonulo

Mensagempor AmmonMa » Ter, 5 de Março 2013, 14:43

Lindo.

Só avisando para aqueles que ja estão metendo o ferro no Qt...

Eu imagino que muito provavelmente muita coisa do framework vá mudar nos próximos anos (ainda mais considerando toda a compra da Digia)

Mas esse é o caminho, acho que Qt vai ser um cara gigante, inclusive fora do linux.
AmmonMa

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 5 de Março 2013, 14:58

Que vá mudar, isso acredito que sim. Se será bom ou mau? Eu quando vejo software open-source nunca vejo com maus olhos que haja empresa X ou Y por trás. O código é open-source por isso se fizerem asneira a comunidade rapidamente faz um fork. Basta olhar para o OpenOffice, que foi logo encostado.

Quanto à utilização do QT, por um lado é bom, por outro são algumas bibliotecas adicionais. Perfeito seria agora um sistema totalmente em QT, mas eu sinceramente gosto bastante mais das aplicações Gnome.
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor marcos.vargens » Ter, 5 de Março 2013, 22:39

Não vejo problema terem escolhido o QT, acho que a plataforma vai ganhar muito com isso. E como já é utilizada em celulares a algum tempo, pode ter muitos ganhos com isso. Mas a minha preocupação é com o Wayland. Esse não seria universal? Fico preocupado com o comportamento das fabricantes de placas gráficas nesse sentido. Esforços divididos nunca é bom e o Compiz é uma coisa da comunidade. Esse Mir, assim como o Unity é da canonical. Não vejo com bons olhos essa decisão não.

marcos.vargens

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 5 de Março 2013, 22:42

Apesar de ser da Canonical, ele é Open-Source, portanto qualquer um pode pegar e fazer o que quiser.

A minha o que me preocupa é a Canonical descrever o Mir como "made by Ubuntu for Ubuntu". É claramente a "deitar abaixo" outras distribuições.
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor marcos.vargens » Ter, 5 de Março 2013, 22:49

Exato Claudio. O OpenOffice também é um projeto open-source e acho que se encaixa bem como o exemplo. Eu tinha muita esperança no Wayland pelo número de envolvidos no projeto. A impressão que fica para mim é que a Canonical está se achando no direito de mudar os rumos do Linux por ser a distribuição mais usada.

marcos.vargens

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 5 de Março 2013, 22:53

Eu só desejo que o Elementary seja rapidamente publicado. Acredito que a finalização dele será um abalo enorme no Ubuntu.

O problema é que a Canonical subtilmente já há muito que anda a destruir a concorrência. Um dia eu falo publicamente sobre esta minha opinião, não vou agora estender-me, mas a verdade é que isto que a Canonical vai fazer com o Mir vai estragar muita distro, acho eu.
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor marcos.vargens » Ter, 5 de Março 2013, 23:07

Você tem razão, eu acho o mesmo. A única coisa boa que se pode tirar dessa situação é que agora o Wayland vai ter que dar as caras e mostrar a que veio. Senão vai morrer na praia a ver navios. Veja o gnome, que provavelmente aos poucos vai ser removido do Ubuntu.

marcos.vargens

Próximo

Voltar para Notícias