Matthias Clasen, da equipe de desenvolvimento do GNOME informou na lista de discussão do GNOME que deverão trabalhar no Wayland para o GNOME.
O informe pode ser lido abaixo:
Matthias Clasen escreveu:Nós (eu, Owen, Jasper e alguns outros) reunimo-nos na semana passada com KRH e discutimos sobre essa ideia durante algum tempo. Eu coloquei as informações resultantes na wiki aqui: https://live.gnome.org/Wayland.
Até agora, nós silenciosamente assumimos que Wayland seja o sistema de exibição do futuro no Linux e, eventualmente, vamos começar a usá-lo. Esta proposta foi feita no hackfest do ano passado, mostrando que estamos nos direcionando para isso já há um tempo: https://live.gnome.org/Hackfests/WaylandHackfest2012. O recente anúncio quanto ao Mir nos fez decidirmos com mais força e urgência no trabalho com o Wayland para ajudá-lo a alcançar seu pleno potencial. Isso também se encaixa em nosso mandato passado no Guadec para definirmos instruções técnicas mais fortes.
Matthias Clasen escreveu:"Gnome no Wayland" é um algo grande demais para ser realizado em um único ciclo. Então, gostaria de propor que o façamos em dois ciclos primeiramente, o GNOME Shell deverá trabalhar com o Wayland como compositor de forma opcional, tendo o GTK substancialmente completo em background. Em um segundo momento, provavelmente na próxima primavera, já teremos um port completo de todas as funcionalidades de desktop. As aplicações que rodarem nativamente podem prosseguir de forma independente em sua própria velocidade vamos apoiar clientes X transparentes."