Durante vários anos, a Wikipedia vinha usado uma versão do MySQL que foi customizada pelo Facebook ao invés do MySQL original. Feldman diz que, embora a Wikipedia estivesse feliz com as melhorias da última versão que utilizavam proveniente da Oracle, o MariaDB oferece recursos mais úteis, como consultas otimizadas e extensões que, por exemplo, oferecem a possibilidade de salvar o buffer de memória.
Aparentemente, os desenvolvedores da Wikipedia encontraram incompatibilidades em seu próprio código, bem como dois bugs no MariaDB durante os testes de pré-migração. "A equipe do MariaDB foi muito ágil e rápida para oferecer soluções para os problemas que enfrentamos", escreve Feldman. Uma vez que os problemas foram resolvidos e o novo banco de dados criado e migrado de forma adequada, a equipe da Wikipedia testou o MariaDB em produção. Feldman observou que os tempos médios de resposta cairam de 15.4ms para 12.7ms. "Muitas consultas foram de 4% a 15% mais rápidas com MariaDB 5.5.30 sob carga de produção e algumas eram 5% mais lentas", disse o desenvolvedor.
Feldman acrescentou que o fato de o MariaDB ser um software livre foi outro motivo importante por trás da decisão de migrar: "Como defensores do movimento de cultura livre, a Fundação Wikimedia prefere fortemente projetos de software livre. " A Oracle oferece a edição para a comunidade, bem como uma edição Enterprise do MySQL, mas esta edição Enterprise não inclui várias características que existem na variante livre.
Todos os sites da Wikipédia deverão ser migrados para o MariaDB durante o próximo mês. Feldman disse que não considera MySQL 5.6, que foi lançado em fevereiro de 2013, como uma alternativa adequada.