Bem-vindo: Qua, 27 de Novembro 2024, 11:33 Pesquisa avançada

Lançada a versão final do Mageia 3

Secção dedicada a Noticias! Aqui poderá partilhar todas as notícias relativas ao Ubuntu. No entanto, poderá publicar também notícias sobre software livre em geral: outras distribuições e até conferências

Lançada a versão final do Mageia 3

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 21 de Maio 2013, 16:55

O Mageia é uma distribuição Linux bastante conhecida (saiba mais sobre ela aqui), sendo até apelidada como uma das 3 distribuição mais usadas do mundo. Provavelmente não será exatamente verdade, mas que ela tem muitos fãs, isso tem. Esta semana, foi lançado o Mageia 3 e como sempre são disponibilizadas duas versões: a versão Gnome (com Gnome-shell) e a versão KDE.

A Mageia 3 vem com várias atualizações e melhorias, as principais são o KDE 4.10.2, GNOME 3.6, Xfce 4.10, Libreoffice 4.0.2, Steam para linux! Além de RPM (4.11) e urpmi, Kernel 3.8, systemd 195, GRUB é o bootloader padrão; GRUB2 está disponível para testar, e grupos de pacotes remodelados para instalação.

As características principais desta versão do Mageia são as seguintes:
  • Atualizações para RPM (4.11) e urpmi, que tem dado uma boa afluência e limpeza na Mageia
  • Kernel 3.8
  • systemd 195
  • GRUB é o menu de inicialização padrão; GRUB2 está disponível para testar.
  • Agrupamentos de pacotes remodelados para instalação e rpmdrake
  • KDE 4.10.2
  • GNOME 3.6.
  • Xfce 4.10
  • Libreoffice 4.0.2
Se você quiser saber mais sobre as novidades desta nova versão do Mageia, veja os links seguintes:

Download do Mageia

Para fazer download do Mageia, sugerimos que clique no link abaixo onde são disponibilizados os vários links para as duas versões do Mageia e para as duas arquiteturas existentes:

Referências:

Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Re: Lançada a versão final do Mageia 3

Mensagempor Rafael Schonberg » Qua, 22 de Maio 2013, 11:21

O Mageia é bom porquê? É melhor que o Debian ou o Mint?
O homem não consegue descobrir novos oceanos se não tiver a coragem de perder de vista a costa. — André Gide
Rafael Schonberg

Mensagempor Luis Cardoso » Qua, 22 de Maio 2013, 11:54

Rafael Schonberg (22-05-2013, 10:21) escreveu:O Mageia é bom porquê? É melhor que o Debian ou o Mint?

Isso é um pouco como perguntar se um chocolate desta ou daquela marca é bom ou não! Se é melhor do que este ou aquele... Depende muito do gosto de cada um! Só mesmo experimentando é que podemos saber se é bom para nós (pois é isto que realmente interessa xD ).
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Claudio Novais » Qua, 22 de Maio 2013, 12:57

Exatamente Luís! Em todo o caso, eu sou sempre da opinião que o mainstream tem sempre mais vantagens! Podem até dar o exemplo que o Ubuntu é mau. Ok, ele não é muito rápido (em relação a outras distros), mas tem os seus pontos vantajosos que são muitos!

Portanto, vendo nesse prisma, diria que o Mageia não é mau. No entanto, distros como Mint, Fedora e Debian devem ter comunidades maiores. Acho eu. Por isso, diria que essas seriam mais vantajosas. Claro está que isso não significa que o Mageia seja pior. A questão aqui é: o que significa ser "pior" ou "melhor"? se for a velocidade, talvez o Arch até seja melhor! ;)
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Xterminator » Qua, 22 de Maio 2013, 14:13

Não me conformo uma distro como a Mageia ainda trazer o grub-legacy como padrão, quando foi lançada a versão 2, pensei que o grub2 iria entrar como padrão automaticamente na 3
e vejo que continua na mesma, o que dificulta em partes a utilização do Mageia com outras distros, e exige trabalho manual na configuração do grub, note que até distribuições mais conservadoras como o debian já usa o grub2.
No mas é uma ótima distro, tirando algumas coisas que não gosto mas são suportáveis com o URPMI que é lento e usa o metodo hdlist o que torna inviável o uso da mesma para quem não tenha uma ótima conexão com a internet.
Xterminator

Mensagempor Claudio Novais » Qua, 22 de Maio 2013, 15:20

Verdade Edson! Não faz grande sentido ainda usarem o legacy visto que o Grub2 já é mais que usado por milhões (?) de utilizadores. E nem me tinha lembrado desse pormenor da incompatibilidade!
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor nuno_nunes » Qua, 22 de Maio 2013, 19:19

Eu já testei a versão 2 do mageia e tem muitos aspectos que ela tem que mudar e eu queria ligar a net sem fios não tinha as firmwares da intel da placa wifi e no ubuntu já não acontece isso
nuno_nunes

Voltar para Notícias