Bem-vindo: Sex, 23 de Maio 2025, 11:35 Pesquisa avançada

XBMC em breve terá suporte direto a emuladores de jogos!

Secção dedicada a Noticias! Aqui poderá partilhar todas as notícias relativas ao Ubuntu. No entanto, poderá publicar também notícias sobre software livre em geral: outras distribuições e até conferências

XBMC em breve terá suporte direto a emuladores de jogos!

Mensagempor Claudio Novais » Seg, 30 de Setembro 2013, 21:55

O XBMC é um dos campeões na arena de centrais multimídia baseadas em código aberto e, além de suportar vídeos, músicas, fotos e conteúdo on-line, agora ele começa a se preparar para suportar emuladores de várias plataformas de jogos.

Como o suporte do XBMC será oferecido por meio da lib retro, a lista de emuladores suportada é potencialmente enorme, e inclui plataformas como NES, SNES, N64, DS, Mega Drive, Master System, Game Boy, Neo Geo, Playstation, Atari, várias plataformas de fliperama e mais.

Mas não se apresse a começar a converter sua coleção de cartuchos para os formatos de ROM dos emuladores: por enquanto é só uma prova de conceito, e o suporte no XBMC ainda precisará evoluir bastante.

Referências:

Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Re: XBMC em breve terá suporte direto a emuladores de jogos!

Mensagempor marcos.vargens » Sáb, 5 de Outubro 2013, 22:38

Tá aí uma coisa que a Valve não deu bola e que o Steam deveria ter a muito tempo em algum canto dele.

marcos.vargens

Mensagempor Claudio Novais » Dom, 6 de Outubro 2013, 1:33

marcos.vargens (05-10-2013, 22:38) escreveu:Tá aí uma coisa que a Valve não deu bola e que o Steam deveria ter a muito tempo em algum canto dele.

Emuladores?
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor marcos.vargens » Seg, 7 de Outubro 2013, 4:42

Claudio Novais (06-10-2013, 1:33) escreveu:
marcos.vargens (05-10-2013, 22:38) escreveu:Tá aí uma coisa que a Valve não deu bola e que o Steam deveria ter a muito tempo em algum canto dele.

Emuladores?

Sim, faz todo sentido do mundo.

marcos.vargens

Mensagempor Claudio Novais » Seg, 7 de Outubro 2013, 8:36

Fazer sentido faz, mas isso acarreta sempre problemas legais, de licenciamento. :|
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor marcos.vargens » Seg, 7 de Outubro 2013, 16:46

Se a XBMC pode porque a Valve não pode? E acho até que a patente de alguns jogos já até expiraram. Além do mais a Valve tem uma vasta parceria com as fabricantes. Poucas iriam implicar com jogos em consoles extintos. Veja que não estou falando de emuladores de PS2 e nem mesmo de PS1, mas da geração 8 bits e mortos.

marcos.vargens

Mensagempor Claudio Novais » Seg, 7 de Outubro 2013, 17:08

Certo Marcos, mas eu não estou a falar dos emuladores em si :D Quer dizer, estou a incluí-los, sim, mas estou mais a referir-me com a questão legal da utilização depois dos jogos. Ou você está a sugerir a Valve comercializar esses jogos!?
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor marcos.vargens » Qui, 10 de Outubro 2013, 7:06

Ela até poderia comercializar alguns jogos de fabricantes que existem hoje. Mas muitas já sumiram do mercado. Mas o emulador em si não é ilegal por emular um hardware e não um software. Agora quanto aos jogos, estão abandonados, poucas empresas reclamariam já que a Valve não ganharia dinheiro com eles.

marcos.vargens

Mensagempor Claudio Novais » Qui, 10 de Outubro 2013, 9:41

É complicado esse tipo de coisas. Sinceramente não faço ideia como tudo isso funciona, mas os direitos de autor proibem sempre muitas coisas mesmo décadas depois.

Não é relativo ao software, mas há um exemplo "engraçado" cá em Portugal de um grupo musical que acabou, chamado "Silence 4". Este grupo tinha, na minha opinião e de muitas outras pessoas, muitas músicas excelentes, mas acabou. O vocalista, a cara principal desse grupo, atualmente também com excelentes músicas, creio que não pode cantar nenhuma dessas músicas dos Silence4, que na minha opinião é uma desilusão saber que nunca mais as posso ouvir ao vivo.
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor marcos.vargens » Sex, 11 de Outubro 2013, 23:36

Andei dando uma pesquisada sobre o assunto e infelizmente as roms são consideradas ilegais, mesmo que você tenha o jogo original. Não é considerado pirataria se você fizer backup da rom, e não utiliza-la. A partir do momento que você utiliza, cai nas questões de copyright aplicado a todo software, e também na questão de direitos autorais, igual a banda citada por você. O emulador não é ilegal, mas a utilização da rom nele é. A Valve não iria querer criar um atrito com as fabricantes de jogos. Já a XBMC não deve nada para ninguém, não tem o rabo preso.

marcos.vargens

Próximo

Voltar para Notícias