Bem-vindo: Qua, 21 de Maio 2025, 0:05 Pesquisa avançada

AMD publica vários manuais para desenvolvimento de drivers!

Secção dedicada a Noticias! Aqui poderá partilhar todas as notícias relativas ao Ubuntu. No entanto, poderá publicar também notícias sobre software livre em geral: outras distribuições e até conferências

AMD publica vários manuais para desenvolvimento de drivers!

Mensagempor Claudio Novais » Qui, 3 de Outubro 2013, 13:21

Parece que a turma do hardware gráfico começou uma corrida para estimular o desenvolvimento de drivers open source ou comunitários: na semana passada a NVIDIA anunciou que ia começar a atuar em conjunto com os desenvolvedores externos, e agora a AMD, que há bastante tempo disponibiliza a documentação que facilita o desenvolvimento de drivers livres mais completos, anunciou a disponibilização de vários volumes de documentação atualizada.

Os novos manuais disponibilizados ao público pela AMD se referem ao desenvolvimento para as funcionalidades 3D dos processadores das séries Radeon HD 5000 a Radeon HD 8000.

Referências:

Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Re: AMD publica vários manuais para desenvolvimento de drive

Mensagempor Rafael Schonberg » Qui, 3 de Outubro 2013, 15:01

Já estava na hora.
O homem não consegue descobrir novos oceanos se não tiver a coragem de perder de vista a costa. — André Gide
Rafael Schonberg

Mensagempor Diego_Ub » Qui, 3 de Outubro 2013, 20:11

Será que isso poderia ajudar a Canonical,criar um driver para placas amd? Sonho dia e noite com isso!
Diego_Ub

Mensagempor Claudio Novais » Qui, 3 de Outubro 2013, 21:01

A Canonical trabalhar para a comunidade? Duvido MUITO sinceramente e infelizmente.

Da Canonical só podemos esperar software para o Ubuntu exclusivamente. Ou seja, Apps para o Ubuntu Touch, funcionalidades do Unity, funcionalidades do Ubuntu One, funcionalidades do Ubuntu-software Center, entre alguns outros. De resto, infelizmente a Canonical é mais que conhecida em não ajudar a comunidade em geral, por exemplo no Kernel (que inclui os drivers de vídeo).
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Diego_Ub » Sáb, 5 de Outubro 2013, 19:41

É meu amigo, pelo geito não poderei usar ubuntu no meu notebook tão cedo, eu acho que se a Canonical ajudasse nessa questão entre o Ubuntu e a AMD tenho certeza que o Ubuntu se tornaria mais popular, agora fica uma dúvida, por que conseguiram desenvolver um driver open source pra placas Nvidia sem ao menos ter o código fonte da fabricante(Vi essa noticia num forum a alguns meses atrás), e agora não conseguem fazer o mesmo com a AMD?
Diego_Ub

Mensagempor nuno_nunes » Sáb, 12 de Outubro 2013, 10:33

Já não era sem tempo, só agora é que começou abrir os olhos para os sistemas abertos vale mais tarde que nunca.
nuno_nunes

Mensagempor Claudio Novais » Sáb, 12 de Outubro 2013, 13:22

Diego_Ub (05-10-2013, 19:41) escreveu:É meu amigo, pelo geito não poderei usar ubuntu no meu notebook tão cedo, eu acho que se a Canonical ajudasse nessa questão entre o Ubuntu e a AMD tenho certeza que o Ubuntu se tornaria mais popular, agora fica uma dúvida, por que conseguiram desenvolver um driver open source pra placas Nvidia sem ao menos ter o código fonte da fabricante(Vi essa noticia num forum a alguns meses atrás), e agora não conseguem fazer o mesmo com a AMD?

A Canonical? Infelizmente a Canonical pouco ou nada faz em relação ao Kernel. E os drivers gráficos estão intrinsecamente ligados ao Kernel Linux.

Agora em relação aos drivers open-source que o Kernel traz funcionarem melhor em Nvidia, isso ocorre porque apesar de não abrir a 100% a maneira como funciona o hardware, esta trabalha em conjunto com o pessoal que desenvolve o Kernel Linux, ao contrário da AMD.
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Diego_Ub » Sáb, 12 de Outubro 2013, 18:24

Ah sim, espero que um dia a Amd tome alguma providencia em relação ao Software Livre, por que os drivers pelo menos o da minha placa de vídeo são horríveis!
Diego_Ub

Mensagempor Claudio Novais » Sáb, 12 de Outubro 2013, 18:33

Pois Diego e estou a reparar que você estava a criticar sem sequer ter noção da dimensão do problema. É que para além de ao nível de drivers open-source a nvidia claramente tem ajudado mais e os resultados são melhores, se formos falar ao nível fechado, ou seja drivers oficiais, a diferença é ainda maior.

Os drivers proprietários da nvidia são muito melhores que os drivers da AMD proprietários. Aliás, há inúmeros utilizadores que têm placas de vídeo AMD que preferem os drivers open-source, que são desenvolvidos pela comunidade, ao invés dos drivers oficiais, proprietários.
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Diego_Ub » Sáb, 12 de Outubro 2013, 18:39

Pois é Claudio, me desculpe agir assim, eu sou meio leigo ainda no mundo Linux, gosto muito do Ubuntu, mais infelizmente não posso usar por conta disso, o driver open-source faz meu notebook superaquecer, por isso não o uso, espero que haja solução em breve!
Diego_Ub

Próximo

Voltar para Notícias