por Bitetti » Seg, 3 de Setembro 2012, 13:07
Fala seu Rhuan, uma coisa que me deixa puto com faculdade é dos professores se renderem ao comodismo e fazerem propaganda pros alunos de suas IDEs de uso cotidiano.
Troquei Windows por Linux a anos, trabalho principalmente em C++ e não me arrependo. Oque notei:
Princioal:
Oque ocorre é que desenvolver em Ubuntu vai ter a mesma qualidade que que no Visual Studio, só que vc não estára limitado ao ambiente do Windows, essa parte do Linux fornecer um ambiente mais agradavel e confortável (podem jogar pedras povo anti-Unity) é um fator decisivo pois ajuda muito mais na criatividade.
Secundário:
Não estará preso a bibliotecas especificas da plataforma, seus programas irão poder rodar no Linux, no Windows, no Mac, no Android... muito menos estará preso à maldita IDE, tipo fazer coisas como L"Minha string bunitinha passando para um encode bizarro".
Será livre, o Visual Studio facilita, mas empurra libs dele, que lhe predem. Mas hj vc conta com libs free e snipets que fazem as mesmas coisas.
Verdades:
Vc vai ter problemas com bibliotecas? Vai, e muito. Agora eu n vi tanta diferença assim entre SOs pq como sempre uso libs de terceiros como SDL, FreeImage, OGRE ao invés das nativas. Pra mim a dor de cabeça é a mesma.
Vai ter suporte? Linux te muitos foruns de programadores, e mesmo os que não usam Linux mas usam a linguagem lhe orientaram muito bem. Agora o VS vc pode ligar no 0800 bater-papo, encher o saco (tem gente q praticamente quer q o suporte do windows faça o serviço deles).
Off:
Isso não só se aplica ao C++, mas até ao Object Pascal onde eu descobri esses tempos que os professores davam aula com uma IDE para DOS, até ai tudo bem mas o problema era que a tal IDE usava bibliotecas descontinuadas (vulgo CRT) sendo que as atuais suportavam OpenGL, aparecer texto e imagem no Linux e Mac, etc... a preguiça é tanta que para eles é mais pratico copiar de um velho disquete 3 1/4 do que digitar no Google "Free Pascal" e ver oque tem de novo.
Na boa, faculdade é assim: ouça seu professor, ganhe nota pra mostra pra mamãe, chegue em casa use o ambiente de seu agrado, participe de projetos na linguagem/area e depois com seu portfolio em mãos vc procura emprego ou trabalho... o diploma pode até ajudar, claro.