Olá @xalexkiddx,
Antes de mais seja muito bem ao forum do ubuntued! Aliás, desde já convido-o a
apresentar-se, até porque acho que você cheguei aqui ao forum com o pé direito, apresentando uma dica bem interessante!
Entretanto, sobre a sua dica, antes de falar dela, no Ubuntued temos duas dicas sobre o assunto, uma mais direta ao assunto e a segunda mais "ponto-a-ponto", que recomendo que dêem uma vista de olhos:
Em todo o caso a sua solução promete ser bastante mais rápida que ambas as soluções referidas. Como é um comando extenso, e como você fez ainda o primeiro post, à primeira vista até pensei que seria algum virus e por isso tive o cuidado de ir analisar com atenção.
Não há qualquer problema em executar tal comando. Efetivamente ele irá fazer o que promete: dar-nos mais privacidade! Gostei bastante do pormenor de bloquear o url utilizado para o serviço da Canonical, assim temos a certeza que pelo menos dessa maneira, aconteça o que acontecer, a Canonical não recebe informações nossas.
Este ponto é muito importante pois com o decorrer do tempo, com atualizações do Unity, estas lentes poderiam (poderão!) aparecer de novo. Caso o bloqueio esteja ao nível do domínio, como essa dica o faz e muito bem, não adianta "acontecer esses problemas" nas atualizações.
Já agora, e porque o tempo por vezes pode ser um malware, aqui fica o comando do site ao qual eu revi e garanto que não tem qualquer malware:
- Código: Selecionar todos
V=`/usr/bin/lsb_release -rs`; if [ $V \< 12.10 ]; then echo "Good news! Your version of Ubuntu doesn't invade your privacy."; else gsettings set com.canonical.Unity.Lenses remote-content-search none; if [ $V \< 13.10 ]; then sudo apt-get remove -y unity-lens-shopping; else gsettings set com.canonical.Unity.Lenses disabled-scopes "['more_suggestions-amazon.scope', 'more_suggestions-u1ms.scope', 'more_suggestions-populartracks.scope', 'music-musicstore.scope', 'more_suggestions-ebay.scope', 'more_suggestions-ubuntushop.scope', 'more_suggestions-skimlinks.scope']"; fi; if ! grep -q productsearch.ubuntu.com /etc/hosts; then echo -e "\n127.0.0.1 productsearch.ubuntu.com" | sudo tee -a /etc/hosts >/dev/null; fi; echo "All done. Enjoy your privacy."; fi