O comando iftop tem como principal característica a visualização do consumo da banda de rede. Podemos, ainda visualizar as conexões de rede entre dois endereços IP’s e quantos pacotes de dados atravessam o link. Então…vamos ao que interessa !!!
Instalação
Debian e derivados
apt-get install iftop
No Fedora e derivados
yum install iftop
O iftop aceita diversos parâmetros na inicialização. Muitos deles coincidem com os atalhos de teclado de diversos outros comandos. A flag -i (de interface), podemos especificar qual interface desejamos que o iftop monitore. Com a flag -p executamos o iftop no modo promíscuo, o que significa que ele também monitora o tráfego que não passa diretamente através da interface especificada.
Utilizando a flag -f podemos filtrar pacotes específicos por rede, host ou porta. Por exemplo, para exibir apenas os pacotes SSH que executam sobre a interface wireless dev/wlan0/, conforme exemplo abaixo:
iftop ‐i wlan0 ‐f “dst port 22″
Podemos analisar um tráfego específico de uma rede:
iftop –F 192.168.0.0/24
Desta forma, podemos rapidamente determinar quanta largura de banda cada programa e serviço exige e, possivelmente,também a sobrecarga. A filtragem de pacotes é apenas uma das muitas opções que ajudam na administração de um sistema linux.