Bem-vindo: Qua, 27 de Novembro 2024, 6:41 Pesquisa avançada

Como gerir manualmente o brilho do monitor no Ubuntu

Secção relativa a ajustes! Divulgue aqui qualquer tipo de ajuste que possa melhorar/agilizar o sistema ou algum programa. Seja o mais detalhado possível na descrição do procedimento! Em caso de dúvida em algum ajuste pergunte nesta secção!

Re: Como gerir manualmente o brilho do monitor no Ubuntu

Mensagempor Luis Cardoso » Seg, 25 de Março 2013, 0:13

Belmira Ribeiro (24-03-2013, 21:11) escreveu:Boa noite, pedi a um amigo para instalar o Ubuntu nos notebooks dos meus sobrinhos porque me têm dito maravilhas dele. O do menino está a funcionar bem mas o outro, depois de 2 dias a funciuonar normalmente, ficou com o monitor muito escuro e mm com as configurações no máximo continua escuro e sem brilho. Alguém pode dar uma ajuda como resolver??? Obrigada :)

Só uma questão, se correr o Live CD/DVD/USB do Ubuntu, o brilho volta ao normal? É que se não voltar, pode ser um problema com a lâmpada (ou circuito associado) que retro-ilumina o ecrã! Se for este o caso, só reparando o portátil. E se for problema de hardware, olhe... Teve de acontecer, tanto aconteceria em Windows como em Linux, apesar de estas lâmpadas serem de longa duração, por vezes o circuito não as consegue acompanhar, acabando por ceder!
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Belmira Ribeiro » Qua, 27 de Março 2013, 15:32

Obrigada, parece que finalmente conseguiu resolver... já agora... alguém sabe como jogar/instalar jogos tipo Fifa? o garoto diz que mesmo tendo instalado o Wine continua a dar erros...

Belmira Ribeiro

Mensagempor Claudio Novais » Qua, 27 de Março 2013, 16:40

Os jogos são sempre um problema para quem tem o Ubuntu. Esse é um dos poucos casos que não recomendo o Ubuntu, para quem gosta muito de jogar. Em todo o caso, você tem o steam para comprar jogos nativos para ubuntu.

Se quiser instalar jogos do windows no Ubuntu, como o Fifa, experimente fazê-lo através do PlayOnLinux:
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor andresimi » Ter, 30 de Julho 2013, 21:23

O post melhor escrito sobre este tema que encontrei, e está em portugues! hehehe Muito util pra quem tem laptop. Mas fiquei com uma duvida:

"Para além disso quando precisar de poupar realmente a bateria, irei usar "sudo setpci -s 00:02.0 F4.B=60" que irá poupar ainda mais a bateria!"

O que faz este comando?

Grato

andresimi

Mensagempor Claudio Novais » Qua, 31 de Julho 2013, 0:09

Olá Andre,

Muito obrigado pelo comentário ;) Sobre esse "sudo setpci...", sinceramente nem me lembro porque eu disse aquilo. Penso que o que aquilo faz é o mesmo que o xbacklight (que é temporário) mas grava essa configuração, mas agora até estou na dúvida.

Aliás estou tanto na dúvida que me parece que nem era isso que eu queria dizer :|
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Anterior

Voltar para Tweaks/Ajustes ao sistema ou a programas