Como aumentar a vida útil da bateria do seu notebook no Ubuntu
Este assunto está sendo recorrente, ontem publicamos um artigo sobre como aumentar a vida útil da sua bateria no Android e agora vamos mostrar uma maneira de fazer isso no Ubuntu, e pode acreditar, não é tão difícil quanto possa parecer não.
Problemas com energia e dicas
Antes de apresentar a possível solução cabe salientar que existem casos e casos... Notebooks com processadores de baixo desempenho tendem a usar menos recursos da bateria do dispositivo do que processadores de última geração, caso da família de processadores Core i da Intel por exemplo, antes de mais nada manter a bateria por mais tempo tem mais a ver com a maneira com que você usa o computador, assim como no Smartphone, quanto mais processos e aplicativos estiverem correndo ao mesmo tempo mais energia o seu notebook vai precisar, por conta disso, procurar deixar os programas que você não está usando mais fechados pode ajudar a conseguir alguns minutos de carga a mais.
Se e o consumo de bateria está muito crítico é possível que o seu computador tenha um hardware que não é plenamente suportado pelo Kernel Linux ( o que é muito difícil mas pode acontecer ), nesse caso é interessante procurar usar as últimas versões do Kernel - a mais a atual no momento que estou escrevendo este artigo é a 3.8 e você pode aprender a instalar no seu Ubuntu clicando neste link - outro recurso que pode consumir bateria sem ser utilizado é o bluetooth, se o seu notebook dispõe dessa ferramenta mas você não o utiliza, ele pode ser desligado.
Laptop-mode-tools, a carta na manga
Eis o motivo do artigo em si, o Kernel Linux é uma das 7 maravilhas do mundo tecnológico e tem muitas e muitas linhas de código, com muitos módulos ( algo semelhante aos drivers do Windows ) um desses módulos chama-se laptop-mode-tools e serve para gerenciar melhor a energia de computadores móveis, notebooks, netbooks e afins, ele não vem instalado diretamente no Kernel mas está nos repositórios da maioria das distribuições Linux, e com o Ubuntu não seria diferente.
Você pode baixar pela central de programas:
Ou instalar via terminal com o comando:
Depois de instalado é preciso dar um comando para por o serviço em execução:
Com underline mesmo.
Com isso, meu conselho é você carregar bem a bateria e depois usar para realmente perceber a diferença, meu notebookk é um HP Pavilion g4 com um Core i5 e 4 Gb de memória, depois de instalar este módulo a bateria passou de 2 horas para 3 horas e meia, quase quatro. Claro, quanto menos atividade eu fizer mais ele vai durar, no fim, quando ele estava com 15% de bateria deixei ele sem executar nenhuma tarefa, ele escureceu a tela e quando voltei ainda tinha 45 min de bateria, que foram reduzidos para 20 assim que eu comecei a executar muitos programas.
Posso dizer que este módulo está longe de ser um santo milagreiro, mas melhora o desempenho da bateria com certeza, uma outro dica que é útil e eu havia esquecido de comentar anteriormente é a diminuição do brilho da tela.