Bem-vindo: Sáb, 23 de Novembro 2024, 17:44 Pesquisa avançada

[Resolvido]Proteção

Secção relativa a ajustes! Divulgue aqui qualquer tipo de ajuste que possa melhorar/agilizar o sistema ou algum programa. Seja o mais detalhado possível na descrição do procedimento! Em caso de dúvida em algum ajuste pergunte nesta secção!

[Resolvido]Proteção

Mensagempor salatieltiel » Dom, 17 de Março 2013, 19:46

Como configuro o firewall do Ubuntu?
Pois li que não é necessário antivírus, mas sim de firewall, o Ubuntu já vem com firewall?
Como sei se estou infectado por alguma praga?
Editado pela última vez por salatieltiel em Dom, 17 de Março 2013, 23:24, em um total de 1 vez.
salatieltiel

Re: Proteção

Mensagempor nuno_nunes » Dom, 17 de Março 2013, 20:17

Que tipo de praga as do windows
nuno_nunes

Re: Proteção

Mensagempor Luis Cardoso » Dom, 17 de Março 2013, 20:19

salatieltiel (17-03-2013, 18:46) escreveu:Como configuro o firewall do Ubuntu?
Pois li que não é necessário antivírus, mas sim de firewall, o Ubuntu já vem com firewall?
Como sei se estou infectado por alguma praga?

Bom, tem aqui um tutorial completo em inglês:
Ou em português (não tão completo assim):

A menos que ande a criar desavenças com alguém entendido no assunto (por exemplo um vizinho, familiar ou um colega), o utilizador comum não precisa de nada disto, mas se tem receio, ok, é só seguir as indicações ;)
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Re: [Resolvido]Proteção

Mensagempor Claudio Novais » Seg, 18 de Março 2013, 1:22

O Ubuntu não tem portas abertas do exterior para dentro. Apenas terá desse tipo de portas caso instale programas adicionais que contenham servidores, nomeadamente LAMP, Deluge, APache, Rails, entre outros softwares.

Se não tem software que abre portas (volto a dizer que o Ubuntu por padrão não tem), a firewall do Ubuntu tem tudo fechado. Sim ele tem uma firewall como é óbvio. Portanto você não tem de temer e não tem que instalar uma firewall. Não sei onde leu isso, mas não precisa de firewall pois o sistema já tem as portas fechadas.

Claro que quando você começa a abrir portas à Internet (e abrir no sentido exterior para interior), nomeadamente disponibilizar um site, aí sim precisa de ter muitos cuidados de segurança nomeadamente com firewalls a trabalharem para detetar/bloquear as mais variadas formas de ataque.

Claro está que no mundo digital nada é infalível. Mas é altamente improvável que um utilizador normal do Ubuntu tenha problemas com o Ubuntu virgem (sem alterações que possam diminuir a segurança).
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor salatieltiel » Seg, 18 de Março 2013, 1:25

Mas já li o post do Luis Cardoso e ativei o UFW, tenho que desativa-lo?
salatieltiel

Mensagempor Claudio Novais » Seg, 18 de Março 2013, 1:29

Não precisa de voltar atrás. Desde que tenha feito as coisas direitas, não há problema! ;)
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Voltar para Tweaks/Ajustes ao sistema ou a programas