Bem-vindo: Qua, 27 de Novembro 2024, 6:25 Pesquisa avançada

Aumentar a velocidade do Facebook no Ubuntu

Secção relativa a ajustes! Divulgue aqui qualquer tipo de ajuste que possa melhorar/agilizar o sistema ou algum programa. Seja o mais detalhado possível na descrição do procedimento! Em caso de dúvida em algum ajuste pergunte nesta secção!

Aumentar a velocidade do Facebook no Ubuntu

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 2 de Julho 2013, 20:18

O Facebook é muito lento a abrir no Ubuntu. A página demora vários segundos a ser carregada e pelo que é dito pela Internet o motivo está relacionado com o MTU (Maximum Transmission Unit). Por isso vamos analisar então o que é isto do MTU e se realmente há diferenças substanticiais nas dicas apresentadas pela Internet.

Os dados transmitidos na Internet são fracionados em pequenos conjuntos de bytes, pacotes físicos, para que as comunicações possam ser feitas com alguma segurança ao nível da qualidade dos dados. Em que se algum desses pequenos conjuntos estiver corrompido rapidamente é retransmitido esse pedaço em vez de todos os dados novamente. Ora, o MTU (Maximum Transmission Unit) identifica o tamanho máximo desses pacotes.

Como a página do facebook é constituída por um conjunto grande de pequenos "módulos HTML", então ao carregar a página pela primeira vez são transmitidos muitos pacotes até que a página é carregada. Em teoria, o problema do Facebook demorar muito tempo a carregar está aqui. Assim, sugere-se pela Internet que se utilize um valor grande de MTU pois a opção "automática" do Ubuntu utiliza valores não ótimos.

Segundo vi por este site, conforme a nossa ligação à Internet esse valor varia, no entanto a opção automática do Ubuntu "não sabe" qual é a velocidade da nossa ligação à Internet principalmente quando estamos numa rede com um router, em que provavelmente tem uma velocidade Gigabit mas a ligação à Internet são alguns megas, ou muitas vezes menos. Segundo o referido site, os valores são os seguintes:
Network MTU(Bytes)
16 Mbit/Sec Token Ring 17914
4 Mbits/Sec Token Ring 4464
FDDI 4352
Ethernet 1500
IEEE 802.3/802.2 1492
X.25 576

Serão estes valores plausíveis e corretos para utilizar no nosso computador para que aumentem a velocidade do Facebook? Vamos ver as dicas da Internet na secção seguinte.

Como alterar o valor do MTU para que o Facebook seja mais rápido:

Vendo pelos sites da Internet, nomeadamente o VivaOLinux e Ubuntu Dicas, é sugerido que se utilize o valor 1450. Ora, pelo que se vê na tabela anterior, provavelmente estão a supor uma conexão Wireless como algo comum.

Então para realizar esta alteração, devemos abrir as configurações de rede, no canto superior direito da tela (imagem abaixo à esquerda) e depois, na nova janela, selecionar a rede que queremos modificar este valor MTU e clicar em "Editar" (imagem abaixo à direita):

Na nova janela, a última opção é o valor MTU que deveremos alterar para 1450 (valor que sugerem) tal como se pode ver pela imagem abaixo à esquerda. Depois, feche as várias janelas e desligue a ligação à internet e volte a ligar (imagem abaixo à direita).

Quando a nova ligação estiver estabelecida, experimente abrir o Facebook. Supostamente, ele deverá estar mais rápido.

Realização dos testes

Apesar do feedback ser bastante positivo, pelo menos vendo pelos comentários dos referidos sites, na verdade os meus resultados são muito inconclusivos. Aliás, eu gravei um vídeo que demonstra precisamente isso: os resultados são semelhantes ou piores em deep-refresh, ou seja, seu eu mandar carregar o Facebook completamente de novo, fazendo download de todos os pormenores da página, sem utilizar Cache. Veja o vídeo abaixo em que se demontra os testes que fiz e que estão materializados na tabela seguinte que mostra as diferenças de carramento:

MTU Tempo de carregamento
Automático 17.62s
1450 42.45s
1400 32.05s
Automático 29.48s

De seguida, ainda tomei a liberdade de fazer um teste com valores na ordem dos 4464, uma vez que a minha ligação à Internet é 4MB. Resultados? Bom, foram ainda piores, na ordem do triplo do tempo de espera:
MTU Tempo de carregamento
4464 1m 4s
4464 1m.2s

Portanto, em termos de deep-refresh as conclusões foram mais que óbvia pelo menos no meu computador: não houve diferenças positivos, até pelo contrário. E quanto à navegação normal pelo facebook? Bom a resposta parece voltar a ser a mesma: não há diferenças positivas, apesar de parecer sensivelmente mais rápido. Fazendo um pequeno teste, que pode ver no vídeo abaixo. Vejamos as conclusões na tabela seguinte, em que se mostra o tempo de clique de navegação:

1º click2º click3º clickMédia
MTU Automático 2.65s3.3s2.45s2.8s
MTU 1450 6.35s3.16s2.8s4.1s

Conclusão

A conclusão imediata é a seguinte: Não fez diferença positiva no meu caso. Em teoria efetivamente parece fazer sentido esta modificação, mas talvez o sistema automático do Ubuntu funcione melhor no meu caso que nos casos apresentados no Brasil.

Por este motivo, convido a todos vocês que experimentem fazer esta alteração pois há muitos utilizadores do Brasil que confirmaram que a velocidade do Facebook foi melhorada. Como é óbvio, peço-vos que partilhem aqui os vossos resultados. Se apresentarem resultados concretos, detalhados, perfeito. No entanto, dizer que foi melhor ou pior já será algo muito positivo. Por isso participem nesta discussão! ;)
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Re: Aumentar a velocidade do Facebook no Ubuntu

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 2 de Julho 2013, 21:41

Retiro o que disse! Eu estava apenas a analisar a página principal do Facebook que parece-me que está com exatamente a mesma velocidade. No entanto, as páginas dos perfis estão a carregar de forma mais rápida.

Aparentemente a diferença deve estar por volta dos 30% ou até 40% mais rápidas a carregar. Ah, estou a utilizar o valor do MTU a 1450! ;)
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Luis Cardoso » Ter, 2 de Julho 2013, 23:00

Eu já o fiz :yeah:
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Luis Cardoso » Ter, 2 de Julho 2013, 23:22

Claudio Novais (02-07-2013, 23:04) escreveu:
Luis Cardoso (02-07-2013, 23:00) escreveu:Eu já o fiz :yeah:

Diferenças?

No meu caso, foi como se passasse de um Ford T para um Fórmula 1 actual.
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Thiago Frazão » Ter, 2 de Julho 2013, 23:50

No meu caso, foi como se passasse de um Ford T para um Fórmula 1 actual.

Caramba! 8| Então está bem mais rápido! Farei essas modificações o mais rápido que puder :rox:
Thiago Frazão

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 2 de Julho 2013, 23:56

Thiago tente perceber as diferenças, se existem realmente. Depois ponha aqui. Durante os meus testes não consegui ter resultados satisfatórios. No entanto, agora que passou algum tempo sinto diferenças principalmente a abrir perfis e páginas do Facebook. Apenas a homepage é que me parece com velocidade de carregamento idêntica.
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Xterminator » Qua, 3 de Julho 2013, 0:38

Chegaram a fazer outros testes como downloads de diferentes tamanhos etc...?
Para os usuários que estão no Brasil eu consideraria fazer o teste da anatel após a alteração
já que a alteração do MTU não influência somente na navegação e sim em todo aspecto da rede, o que pode parecer uma vantagem muitas vezes não é, e você pode começar a ter problema em acesso a alguns sites devido ao tamanho dos pacotes recebidos, pode gerar tráfego desnecessário na rede, entre outras coisas.
O valor padrão pode ser obtido com o comando ifconfig.

http://www.brasilbandalarga.com.br/index.php/speedtest
Xterminator

Mensagempor Claudio Novais » Qua, 3 de Julho 2013, 0:50

Ótimo pont de vista Edson. Efetivamente isto é uma alteração que se aplica a toda a rede e poderá não ser a melhor opção. Em todo o caso, eu não referi isso pois li nos comentários dos vários sites que falavam disto que a conexão à internet até ia menos vezes abaixo. Sinceramente não me parece que esteja correlacionado, no entanto na informática o "nunca" muda muitas vezes.

Sobre o Ifconfig, por acaso nunca tinha reparado nele :facepalm:
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Xterminator » Qua, 3 de Julho 2013, 1:02

Claudio Novais (03-07-2013, 0:50) escreveu:Ótimo pont de vista Edson. Efetivamente isto é uma alteração que se aplica a toda a rede e poderá não ser a melhor opção. Em todo o caso, eu não referi isso pois li nos comentários dos vários sites que falavam disto que a conexão à internet até ia menos vezes abaixo. Sinceramente não me parece que esteja correlacionado, no entanto na informática o "nunca" muda muitas vezes.

Sobre o Ifconfig, por acaso nunca tinha reparado nele :facepalm:

:notOK: nota zeeeeerrrroo pra você.
aliás quer descobrir o "melhor MTU"?
coloquei entre aspas pelos aspectos que disse anteriormente, faça testes com o ping

ping -l valor_MTU site_que_você_quiser
ex:

ping -l 1480 http://www.hotmail.com

Assim faça isto com alguns sites e veja o resultado, exemplo agora estou no trabalho com o Windows veja 2 resultados.

C:>ping -l 1480 http://www.youtube.com

Disparando contra http://www.youtube.com [74.125.234.199] com 1480 bytes de dados:

Resposta de 74.125.234.199: bytes=1480 tempo=103ms TTL=51
Resposta de 74.125.234.199: bytes=1480 tempo=117ms TTL=51
Resposta de 74.125.234.199: bytes=1480 tempo=184ms TTL=51
Resposta de 74.125.234.199: bytes=1480 tempo=239ms TTL=51

Estatísticas do Ping para 74.125.234.199:
Pacotes: Enviados = 4, Recebidos = 4, Perdidos = 0 (0% de perda),
Aproximar um número redondo de vezes em milissegundos:
Mínimo = 103ms, Máximo = 239ms, Média = 160ms

C:\>ping -l 1480 http://www.hotmail.com

Disparando contra dispatch.kahuna.glbdns.microsoft.com [65.55.75.167] com 1480 b
ytes de dados:

Esgotado o tempo limite do pedido.

Estatísticas do Ping para 65.55.75.167:
Pacotes: Enviados = 4, Recebidos = 0, Perdidos = 4 (100% de perda),
Xterminator

Próximo

Voltar para Tweaks/Ajustes ao sistema ou a programas