Bem-vindo: Qui, 1 de Maio 2025, 17:32 Pesquisa avançada

Ubuntu 12.04 travando :(

Secção relativa a ajustes! Divulgue aqui qualquer tipo de ajuste que possa melhorar/agilizar o sistema ou algum programa. Seja o mais detalhado possível na descrição do procedimento! Em caso de dúvida em algum ajuste pergunte nesta secção!

Ubuntu 12.04 travando :(

Mensagempor rfsilveira » Sex, 23 de Agosto 2013, 1:15

Olá,

Recentemente passei a utilizar apenas o Ubuntu no meu PC pessoal (sempre quis fazer isso).
Mas com isso algo estranho acontece, de um tempo pra cá o Ubuntu simplesmente trava... sem mais e nem menos.

As vezes e quando estou vendo um vídeo... Ou quando conecto um periférico, quando estou no Facebook, ou quando vou desligá-lo.

Ele simplesmente trava... Nada funciona.

E não adianta esperar, só forçando o desligamento (no dedo ou retirando a bateria), alguém tem esse problema, será que vou ter que reinstalar?
Ajude-me...
rfsilveira

Re: Ubuntu 12.04 travando :(

Mensagempor Exploit » Sex, 23 de Agosto 2013, 2:15

isso parece problema de kernel..
Exploit

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 23 de Agosto 2013, 14:53

Pode ser kernel, pode ser sobreaquecimento, pode ser falta de drivers, pode ser bastantes coisas.

@rfsilveira, qual a idade do seu computador? Qual é o modelo do computador? Que hardware tem? Que modificações fez desde que instalou o Ubuntu (instalações de aplicações, ambientes gráficos, kernels)?

Convém responder a todas estas questões para podermos ter um conjunto de informações a trabalhar! ;)
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor rfsilveira » Sex, 23 de Agosto 2013, 16:12

Claudio Novais (23-08-2013, 14:53) escreveu:Pode ser kernel, pode ser sobreaquecimento, pode ser falta de drivers, pode ser bastantes coisas.

@rfsilveira, qual a idade do seu computador? Qual é o modelo do computador? Que hardware tem? Que modificações fez desde que instalou o Ubuntu (instalações de aplicações, ambientes gráficos, kernels)?

Convém responder a todas estas questões para podermos ter um conjunto de informações a trabalhar! ;)

AH sim, verdade.
O notebook tem 3 meses. É um Lenovo IdeaPad G480 Intel Celeron B830 1.8 GHz 2048 MB 320 GB. Instalei apenas applets como calendário... o ejector de USB, e uso o Cinnamom.
A temperatura gira em torno de 50°C e notei uma atualização de kernel nas atualizações automáticas do Ubuntu.
rfsilveira

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 23 de Agosto 2013, 19:46

Uma vez que o computador é novo, talvez possa haver alguma incompatibilidade com o Hardware, visto que o Ubuntu 12.04 já tem mais de um ano de existência. Não é garantido que a instalação de um kernel de uma versão atual possa solucionar o problema, visto que o kernel do Ubuntu 12.04 vai tendo a sua manutenção ativa também.

No entanto, na minha opinião eu começaria a tentar resolver este problema através da instalação do Kernel 3.10x. Este kernel é extremamente novo e, por isso, traz muitas primitivas que provavelmente estão mais adaptadas aos novos hardwares. Acho que vale a pena você experimentar e ver se o problema persiste. Escolha o kernel mais atual apresentado aqui (basta escolher logo a primeira notícia! ;) ):
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor rfsilveira » Sex, 23 de Agosto 2013, 20:09

Já instalei a nova kernel.
Agora é só vê se dará certo.
Com a nova kernel o PC iniciou com o monitor com brilho 0.
rfsilveira

Mensagempor rfsilveira » Seg, 26 de Agosto 2013, 1:35

Ainda não resolvido.
Nesses dois dias até instalei o Ubuntu 13.04, para ficar com um SO novo. Mas as vezes trava - só que bem menos que antes.

O problema não é travar, mas sim não voltar nunca mais.
Ter que reiniciar, e principalmente, reiniciar a força é o que me deixa mais incomodado. Principalmente pelo fato de que foi só apenas após instalar o SO totalmente no disco que esse problema surgiu, quando estava trabalhando em dual-boot estava de boa.

No mais o Ubuntu está ótimo.
rfsilveira

Mensagempor Exploit » Seg, 26 de Agosto 2013, 2:19

disco corrompido.. faz testes com o SMART
Exploit

Mensagempor rfsilveira » Seg, 26 de Agosto 2013, 2:45

Exploit (26-08-2013, 2:19) escreveu:disco corrompido.. faz testes com o SMART

Aqui diz que o disco está OK.
rfsilveira

Mensagempor hick007 » Seg, 26 de Agosto 2013, 13:26

amigo tenta kubuntu ou xubuntu um celeron é fraquinho olha pelo gerenciador e veja uso cpu se sem nada berto está em uso 50 70% se tiver problema seu hardware não aguenta.Amigo experiência própia eu tenho dual core e no ubuntu 12.04 até rodava mais quando abria música e td mais dava uns gargalos pode ser que eu esteja errado mais quase certeza.Qual versão tu ta usando 32bits ou 64bits???

hick007

Próximo

Voltar para Tweaks/Ajustes ao sistema ou a programas