Boas, novidades para quem utiliza ou gostava de experimentar o Mate no Ubuntu 11.10 (SÓ PARA ESTA VERSÃO!).
Já existe um PPA dedicado para a instalação deste Ambiente Gráfico no nosso querido Ubuntu 11.10.
Como tal, já não são necessários nenhuns repositórios do Liniux Mint, nem truques para que não entrem em conflito com os do Ubuntu.
Resta dizer, antes de explicar como o fazer, que este PPA está sempre em actualização, o que lhes permitirá ter sempre as últimas novidades do Mate.
Alguns dos pacotes essenciais para o seu funcionamento foram adicionados ao PPA no dia 15 de Janeiro de 2012 (ontem), como tal, se durante o procedimento de instalação vos der um erro com o pacote "mate-window-manager", não se preocupem, voltem a repetir o procedimento de instalação dos pacotes umas horas depois.
Isto está relacionado com a actualização dos pacotes por parte de todos os servidores ao redor do Mundo e, às vezes, o servidor ao qual estamos ligados, não é dos primeiros a ser actualizado. (isto poderá nem acontecer visto que já passou 1 dia!)
INSTALAÇÃO NO UBUNTU 11.10
Abram o vosso terminal (consola) e executem os seguintes comandos:
sudo add-apt-repository ppa:gfunkmonk/mate-desktop
em seguida, também no terminal, actualizem os vossos repositórios:
para terminar, continuando no terminal

instalem os pacotes do Mate:
sudo apt-get install mate-session-manager mate-desktop-environment
este último comando será o único que terão de repetir caso suceda o erro descrito em cima.
E pronto, a partir deste momento, podem aceder ao vosso Mate, bastando para isso fazer "logout" e escolherem a opção Mate no menu de inicio de sessão do vosso Ubuntu 11.10 (lightdm).
Para finalizar, como vocês sabem, o Mate é um projecto associado ao Linux Mint, como tal, acedam à página do projecto para mais informações sobre o mesmo. Como por exemplo, todas as opções disponíveis (extensões, etc).
LinuxMint Fonte (em Italiano)
Cumps.