Bem-vindo: Seg, 17 de Fevereiro 2025, 6:58 Pesquisa avançada
Ainda não tem o Ubuntu instalado? Veja:
|
Dicas para melhorar o Ubuntu:
|
|
Claudio Novais (06-02-2014, 18:28) escreveu:Há uma certa confusão na gestão de energia do Linux em geral, com o mau software que as distribuições utilizam hoje em dia. Mau software que está constantemente a "sugar" bateria, mais precisamente, a fazer mau uso do processador com loops constantes em busca de novidades. O maior exemplo disso é o Unity, o ambiente gráfico padrão do Ubuntu que é extremamente pesado.
Claudio Novais (06-02-2014, 18:28) escreveu:Nesse sentido, à partida, se se quer ter uma bateria longa, basta trocar de ambiente gráfico que não seja o Unity. Só nisso, num sistema bem instalado, potencia logo a ter um sistema que gaste menos energia que o próprio Windows. Uma solução muito interessante é o Xfce.
Claudio Novais (06-02-2014, 18:28) escreveu:É claro que depois há outros factores que agora o kernel Linux começa a ter nativos, mas que certamente ainda não funcionam tão bem como os proprietários e por isso para já recomendo os proprietários. Falo claro dos drivers das placas de vídeo, mais concretamente até dos sistemas com duas placas de vídeo, em que caso os drivers não estejam corretamente instalados o computador fica com as duas placas de vídeo a consumir muita energia. Normalmente a instalação do Bumblebee (no caso da nVidia) é a solução imediata (e melhor).
Claudio Novais (06-02-2014, 18:28) escreveu:Depois disso, tudo o que for otimizações claro que acrescentam na melhoria do tempo de vida da bateria. Geralmente esse tipo de otimizações passam por remover funcionalidades/aplicações. Há uns tópicos interessantes sobre esse assunto:
- O que fazer para aumentar a duração da Bateria?
- Conselhos práticos para optimizar o Ubuntu 12.04 (atenção que estas dicas poderão ter algumas partes obsoletas)
andre30geek (06-02-2014, 18:58) escreveu:Pensei em instalar o Debian puro e usar o openbox que eh bem leve tb, mas li que o Debian tem muitos servicos ativos que consomem bastante memoria.
andre30geek (06-02-2014, 20:19) escreveu:Agora fiquei animado a voltar a usar o Debian com Openbox. Não sei se o boot ficará tão rápido no Debian quanto é no Ubuntu, mas se vai haver ganho de bateria para mim é mais importante. Só não sei se o Debian tem suporte a UEFI...
Há propósito vc usa seu Debian em Ultrabook ou Notebook convencional?
Luis Cardoso (06-02-2014, 21:34) escreveu:Pois, quanto a UEFI também não sei...
Relativamente ao meu PC, é um Notebook daqueles de baixo custo, pouco exigente!
Errata para a versão 7.0
A instalação do gerenciador de inicialização GRUB pode falhar se mais de um dispositivo de disco estiver disponível.
Quando existe mais de um disco disponível durante a instalação (por exemplo, um disco e um pendrive, como é geralmente o caso ao iniciar o instalador a partir um pendrive), o grub-install pode ter problemas: foi relatado várias vezes que o gerenciador de inicialização GRUB foi instalado no pendrive ao invés do disco que contém o sistema recém instalado.
Para evitar que isso aconteça, certifique-se de responder "Não" quando a seguinte pergunta for feita durante o processo de instalação: "Instalar o gerenciador de inicialização GRUB no registro principal de inicialização?"; deve ser possível especificar o dispositivo correto na próxima etapa: "Dispositivo para instalação do gerenciador de inicialização".
Se a instalação terminou com sucesso apesar de uma configuração errada do GRUB, deve ser possível recuperar utilizando o modo de recuperação do instalador: execute o chroot no sistema de arquivos raiz, monte qualquer partição adicional se for o caso (como /boot e/ou /boot/efi para um sistema EFI, veja o /etc/fstab), e execute grub-install com o dispositivo apropriado como parâmetro.
Situação: Esse problema será provavelmente corrigido no segundo lançamento pontual do Wheezy.
Possíveis problemas com inicialização UEFI em amd64
Houve alguns relatos de problemas de inicialização do Instalador do Debian em modo UEFI em sistemas amd64. Aparentemente alguns sistemas não inicializam de forma confiável usando grub-efi, e alguns outros apresentam problemas de corrupção gráfica ao exibir a tela inicial de instalação.
Se você encontrar qualquer um desses problemas, por favor registre um relatório de bug e dê o máximo de detalhes possíveis, tanto sobre os sintomas quanto sobre o seu hardware - isso deve ajudar a equipe a corrigir essas falhas. Como uma alternativa no momento, tente desligar o UEFI e, ao invés disso, instalar utilizando "Legacy BIOS" ou "Fallback mode".
Situação: Mais correções podem aparecer nos vários lançamentos pontuais do Wheezy.
Baixei a ISO debian-7.3.0-amd64-xfce-CD-1 e vou fazer o teste para ver no que dá.
Luis Cardoso (07-02-2014, 20:27) escreveu:Essa errata é para a versão 7.0, já estamos na versão 7.3. É uma questão de testar!
EDIT:Baixei a ISO debian-7.3.0-amd64-xfce-CD-1 e vou fazer o teste para ver no que dá.
Só a CD-1? É mais do que um CD, ou então é apenas um DVD. É por isso que está lá o "-1" depois de "CD", para identificar cada CD e sua ordem.
Voltar para Tweaks/Ajustes ao sistema ou a programas
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 8 visitantes