por getufu » Ter, 23 de Outubro 2012, 18:21
Pessoal, me desculpem se eu estiver saindo um pouco do tema da minha pergunta, mas eu a fiz mais por dois seguintes motivos:
- Diminuição ou aumento da partição SWAP - Caso eu descubra um tamanho que seja mais adequado às configurações do meu netbook, com relação a desempenho, velocidade, etc. (Só pra ficar claro, meu netbook é um Acer Aspire-1410 3gb de memória, processador Celeron e 250gb de HD).
- Diminuição ou aumento da partição /Home - Aqui que mora o X da questão, pois a partição ideal que imagino pro meu net é:
1. PQSERVICE - cerca de 12gb (quero manter ela pra depois fazer uns testes ou copiar uns drivers, coisa minha mesmo, não quero apagar por enquanto).
2. Windows - para instalação de alguns softwares proprietários e alguns jogos - 30 a 40gb
3. Ubuntu (Raiz) - para uso geral (vai ser o SO que pretendo usar mais) - 20gb
4. Partição extendida, com 3 partições lógicas (as duas restantes do ubuntu e uma ntfs para guardar arquivos, tanto do ubuntu quanto do windows).
É aí que mora minha dúvida, pois pelo que entendi o sistema de arquivos ntfs é completamente legível e editável pelo ubuntu, e tirando alguns programas mais específicos do linux, os formatos de arquivo não diferem muito, e se diferem o ubuntu consegue ler todos, inclusive os do windows. Daí pensei em criar a partição /home apenas para guardar algumas configurações pessoais (no caso de formatação da raíz) e alguns arquivos específicos (que só funcionem em partições do ubuntu, não sei bem como funciona isso ainda), e o resto da grande maioria dos arquivos (fotos, documentos, vídeos, músicas, executáveis do windows) deixaria na partição ntfs, que teria um tamanho notavelmente superior. Tem algo de errado nisso que eu quero fazer?